Roteiro de Viagem: Rússia

CM scaled

Roteiro de Viagem: Rússia

 

A Rússia, Federação Russa ou ainda Federação da Rússia é uma nação transcontinental cujo território ocupa uma vasta área da Ásia e da Europa. É o país mais extenso do mundo, faz fronteira com países europeus e asiáticos e é banhada pelos oceanos Pacífico e Ártico.
O país possui uma história longa e marcante que influenciou o destino do mundo e serviu de referência a escritores, compositores musicais, e, recentemente, realizadores de cinema.
Nas três cidades Moscovo, São Petersburgo e Kiev, consideradas as jóias mais valiosas do tesouro dos Czares, encontrará uma excelente gastronomia, músicas e espectáculos de qualidade, a vodka, as mais fascinantes e belas paisagens, museus com colecções únicas no mundo, parques de uma beleza excepcional e, sobretudo um povo formado por pessoas de distintas raças que não perdem jamais o sorriso, tudo isso para desfrutar ao máximo na sua viagem à Rússia.

M3

Localização: Rússia é um país que se estende por grande parte da Eurásia.

Área total: 17.075.200 km2

Capital: Moscovo

M12Língua: Russo
Fala-se ainda, consoante as regiões, o tártaro, o ucraniano, o bielorrusso, o uzbeque, o arménio, o georgiano e outras.

Habitantes: cerca de 141.377.752 habitantes

Religião: A religião que tem emergido maioritariamente é a cristã, ortodoxos a maioria, embora também existem muçulmanos, judeus, budistas e outros cultos minoritários.

Diferença horária: UTC+2a + 12 e no Verão UTC+3a + 12

Moeda: O Rublo, o Euro é também bem aceite.
A rede ATM está amplamente difundida em Moscovo e em São Petersburgo, sendo possível efectuar levantamentos em rublos, dólares ou euros sem dificuldades de maior com os cartões bancários que correntemente circulam em Portugal. As taxas de serviço cobradas podem porém ser elevadas, dependendo maioritariamente dos preçários das instituições bancárias emissoras de cartões.
Em Moscovo e São Petersburgo existe uma ampla rede de casas de câmbio. No entanto, as notas de euro e de dólar são aceites apenas quando em perfeitas condições. A maioria dos hotéis, restaurantes e lojas maiores aceita cartões de crédito e/ou de débito.

Corrente elétrica: 220 V

M9Clima: A Rússia tem diferentes zonas climáticas. Na região costeira do Mar Negro o clima é de estepe e no Norte, de tundra. São Petersburgo, os Urais e a Sibéria integram zonas sub-árticas. A maior parte do território da Rússia europeia é, no entanto, de clima continental, incluindo Moscovo, onde a temperatura média ronda os 9ºC negativos em Janeiro e os 19ºC em Julho. No geral os Invernos são longos e frios e os Verões duram cerca de três meses.

Geografia: Composto por grande parte da Europa oriental e do norte da Ásia, é o maior país do mundo em área territorial.

Segurança: Recomenda-se aos cidadãos nacionais que se desloquem à Rússia que observem redobrada vigilância em locais públicos, incluindo nos sistemas de transportes (metro, estações de comboios e instalações aeroportuárias), e que se mantenham atentos a orientações e recomendações de segurança que venham a ser divulgadas pelas autoridades russas.

M7Saúde: É prudente levar algum medicamento contra a gripe ou amígdalas.
O Seguro de viagem contra acidentes é obrigatório para os estrangeiros que entram na Rússia, devendo cobrir custos de assistência médica e de tratamento hospitalar de pelo menos 30.000 Euros. O seguro deve incluir assistência médica para tratamento ambulatório e de internamento, odontológico de emergência e transporte médico, bem como custos de repatriação, e ainda de roubo e furto. Não se esqueça de se fazer acompanhar da apólice de seguro de modo a permitir, em caso de necessidade, o contacto com a sua companhia de seguros.

Cultura: Há mais de 160 diferentes grupos étnicos e povos indígenas na Rússia que contribuem para a diversidade cultural do país. O artesanato, como os brinquedos matrioshka e dymkovo, representam um importante aspeto da cultura popular russa.

Economia: A Rússia tem uma economia de mercado com enormes recursos naturais, particularmente petróleo e gás natural.

M1Telecomunicações: Existem redes de comunicações por telemóvel e possibilidade utilizar sistema de “roaming”. No entanto, em diversas zonas é difícil a captação de sinal.

Números telefónicos de emergência:
Contactos Importantes:
Emergências: 112
Polícia: 102 ou 02
Bombeiros: 101 ou 01
Urgências: 103 ou 03

Outros Contactos Úteis: Em caso de necessidade poderá contactar o Gabinete de Emergência Consular (atendimento 24 horas) através dos telefones +351 21 792 97 14 ou +351 96 170 64 72 ou através do endereço de correio eletrónico gec@mne.pt .

Para viajar para São Tomé e Príncipe é necessário:
– Passaporte: com validade superior a 6 meses depois do regresso.
– Visto turístico: É obrigatório o visto de entrada na Rússia sendo necessária a sua prévia obtenção, em tempo útil, junto dos serviços Consulares Russos no país de residência do requerente (é necessário uma foto e ser tramitado com uma antecedência de 15 dias).
– Vacinas obrigatórias: Nenhuma

M2

 

Alfândega: É proibido sacar do país mais de 250 gramas de caviar e mais de 2 garrafas de vodka, assim como antiguidades, ícones e quadros de valor, que no caso de serem descobertos pela alfândega ficarão confiscados.

 

 

M10 M6 M4

Leia também