Previsão Especial do estado do tempo para o fim de ano 2019

tempofimano

O IPMA emitiu o seguinte comunicado com as previsões do tempo para o fim de ano.

Até ao final do ano, o estado do tempo será influenciado por um anticiclone localizado no interior do continente Europeu, que se estende em crista até ao Arquipélago da Madeira, bem como por uma depressão com expressão em altitude, que irá passar a norte da Península Ibérica em deslocamento para leste.

Assim, até dia 31, espera-se uma situação de céu pouco nublado ou limpo com ausência de precipitação, e com vento em geral fraco do quadrante leste, rodando para quadrante norte no dia 31. Ao longo dos próximos dias poderão aparecer algumas nuvens altas mas a situação mais significativa será a formação de neblina ou nevoeiro durante a noite e manhã, em especial no nordeste transmontano e que poderá persistir até ao início da tarde nesta região. A partir de dia 30, ocorrerá ainda uma pequena descida dos valores de temperatura.

A temperatura máxima que para dia 29 tem previsto valores como por exemplo: 20°C no Porto, 13°C em Vila Real, 16°C em Lisboa e 18°C em Beja, deverá descer para 14°C, 7°C, 13°C e 15°C respetivamente até dia 01 de janeiro.
A temperatura mínima irá também descer até à noite de 31 para 01 de janeiro, devendo variar entre -2 e 4°C nas regiões do interior Norte e Centro, entre 8 e 10°C no Algarve e entre 4 e 7°C no restante território. Prevê-se ainda formação de geada em alguns locais do interior Norte e Centro.

Para a noite da passagem de ano prevê-se um aumento da nebulosidade, mas sem precipitação, com formação de neblina ou nevoeiro em grande parte do território.

Para dia 29, estão previstas ondas de sueste com 2 metros na costa sul do Algarve, diminuindo nos dias seguintes.

 

Comunicado válido entre 2019-12-28 18:43:00 e 2020-01-02 18:43:00

Leia também