Roteiro de Viagem: Lapónia

Roteiro de Viagem: Lapónia

 

A norte dos países escandinavos, acima do círculo polar ártico, a Lapónia é conhecida por ser a Terra do Pai Natal e pelo Sol da Meia Noite no Verão e pela Aurora boreal no Inverno.
Entre as inúmeras experiências, a realizar na Lapónia, encontram-se safaris em motas de neve, trenós de huskies ou renas, atravessar o mar gelado a bordo de um quebra-gelo ou visitar o Pai Natal.
Da sua fauna fazem parte alces, renas, águias, falcões, ursos e lobos.

Localização: é uma região no norte da Escandinávia, que abrange território de quatro países: Noruega, Suécia, Finlândia e Federação Russa

Área total: 388 350 km²

Capital: A capital administrativa é a cidade de Rovaniemi

Língua: Na Lapónia uma pequena minoria, cerca de 1700 pessoas, falam o lapão (sámi), mas as línguas oficiais são o finlandês (falado por 91% da população) e o sueco (5,4%).

Habitantes: 70 000 lapões

Diferença horária:+2 (UTC +3 no Verão)

Moeda: euro

Corrente elétrica: 230 V

Clima:
As temperaturas médias na Lapónia podem variar entre os – 10, – 15ºC em janeiro aos – 5ºC em março.
O frio na Lapónia é muito seco e por isso, com a roupa adequada, é suportável confortavelmente. O ideal é abrigar-se com várias camadas para conseguir que se formem bolsas de ar entre as camadas fazendo de isolante térmico. Deste modo, também resulta mais fácil tirar a roupa ao entrar em espaços fechados onde a mudança de temperatura é alta.

Segurança: As condições de segurança são boas. Os níveis de criminalidade continuam a ser relativamente baixos. No entanto deve observar as mais elementares regras de segurança, mantendo os seus bens pessoais (bagagem, passaportes e dinheiro) em sítio seguro.

Saúde: O sistema de saúde finlandês é bom. Deve ser obtido, antes de sair de Portugal, o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), que pode ser pedido junto do seu Centro Distrital de Segurança Social.

Números telefónicos de emergência: Em caso de emergência médica ligue 112 (ambulância, bombeiros, polícia).

Gastronomia: Destacam-se a carne de rena, o salmão e o caviar.

Telemóveis: cobrem praticamente toda a Finlândia, com exceção de algumas pequenas zonas remotas do norte e junto à fronteira leste. Existem três operadores – TeliaSonera, Elisa e DNA. Consulte o seu operador de telecomunicações para efeitos de compatibilidades do seu telemóvel.
É recomendável a  utilização de telemóveis desbloqueados que permitam o uso de cartões finlandeses descartáveis (TeleFinland, TeliaSonera, Elisa, Saunalahti, Kolumbus, GSM Suomi).

Para viajar para a Lapónia é necessário:
 – Cartão de cidadão/bilhete de identidade
– Vistos: Não é necessário visto de entrada para estadas até 90 dias, pois a Finlândia é um Estado “Schengen”.

Artigos Relacionados