Alerta Laranja leva ao encerramento de todo o perímetro da Serra de Sintra

Jornal de Mafra 2019.05.30 19h18m03s 063

Perímetro da Serra de Sintra Encerrado

 

ALERTA LARANJA

A Câmara Municipal de Sintra informa

O presidente da Câmara Municipal de Sintra determinou a interdição do trânsito nas vias municipais que integram todo o perímetro da Serra de Sintra desde as 20h00 do dia 20 de dezembro de 2019 às 23h59 do dia 21 de setembro de 2019, devido à forte precipitação e intensidade do vento que se verifica na zona, associado ao elevado número de queda de árvores que se verificou esta sexta-feira.

A Câmara Municipal de Sintra alerta todos para evitarem qualquer atividade na Serra de Sintra, devido ao elevado risco na zona.

A situação de interdição do trânsito nas vias municipais do Perímetro da Serra de Sintra, será avaliada, de 12 em 12 horas, podendo a interdição ser agravada ou desagravada, tendo em conta as condições que se possam vir a registar.

A principal estrada da Serra de Sintra, entre o cruzamento da Azoia/cruzamento da Portela e Portela Capuchos, já se encontrava encerrada desde ontem.

A Câmara Municipal de Sintra decidiu também encerrar ao público o Reino do Natal este sábado e todas as atividades no terreiro do Palácio Nacional de Sintra. Os monumentos que integram o perímetro da Serra de Sintra estarão encerrados este sábado, nomeadamente o Palácio Nacional da Pena e o Castelo dos Mouros.

A Serra de Sintra integra uma região de proteção classificada sensível ao risco de queda de árvores e desmoronamentos de terras nas atuais condições meteorológicas, sendo caraterizada por um elevado número de visitantes. Torna-se assim fundamental acautelar na zona a proteção de pessoas e bens no atual contexto climatérico.

Mapa da interdição: http://bit.ly/interdicaoserrasintra (em atualização)

 

O Proteção Civil reforçou a estrutura de resposta operacional para as próximas 48 horas, de forma a garantir o permanente acompanhamento e controlo de todas as eventuais ocorrências. Em curso o aumento das ações de monitorização, com especial enfoque nas áreas historicamente identificadas como mais sensíveis.

A tomada de medidas de prevenção ativa, vigilância e de planeamento operacional, através dos Agentes de Proteção Civil (APC), Entidades Cooperantes, tem em vista uma resposta antecipada e imediata a possíveis emergências, nomeadamente no que diz respeito à desobstrução de linhas de água em zonas historicamente mais vulneráveis e a salvaguarda de infraestruturas na orla costeira.

 

[Imagem: PCS]

Leia também