Concertos de Natal pela Academia de Música de Santa Cecília na Basílica do Palácio de Mafra [Imagens]

No fim de semana, a Basílica do Palácio Nacional de Mafra foi o palco de dois concertos de Natal pela Academia de Música de Santa Cecília ( AMSC).

Cada concerto juntou aos 6 orgãos da Basílica, as vozes dos alunos – entre os 10 e os 17 anos – dos agrupamentos musicais desta academia (ensemble vocal, coro dos 2º e 3º ciclo e do secundário), a orquestra da AMSC e a soprano Ana Paula Russo, tendo a direção ficado a cargo de António Gonçalves.

Este ano, o programa contou com uma novidade, a estreia absoluta da peça- encomendada para a ocasião – “Seus Braços dão Vida ao Mundo”, de Francisca Pizarro, enquanto aluna do curso secundário de composição da Academia de Música de Santa Cecília. A peça que criou teve como base um poema de José Régio.

Do programa fizeram ainda parte temas como “O menino nas Palhas” ou “Gloria in excelsis Deo” entre outros temas.

Os dois concertos estiveram completamente esgotados.

A Academia de Música de Santa Cecília foi fundada em 1964 por Vera Franco Nogueira, mulher de Alberto Franco Nogueira, Ministro dos Negócios Estrangeiros entre abril de 1961 e outubro de 1969. “A Academia de Música de Santa Cecília é uma escola de ensino integrado que garante, no mesmo
espaço escolar, todo o ensino académico normal a par do ensino especializado de música, desde os três anos de idade até ao final do Ensino Secundário […] Identificando-se com os princípios da Igreja Católica”.

A qualidade do ensino ali ministrado é generalizadamente reconhecida.

previous arrow
next arrow
Slider

Artigos Relacionados