O presidente dos afetos celebra hoje o seu 71º aniversário

Marcelo

Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa nasceu em Lisboa a 12 de dezembro de 1948, tendo sido eleito Presidente da República em janeiro de 2016 e tomado posse a 9 de março de 2016.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi professor universitário, jornalista, político e comentador político.

O Presidente dos afetos é filho de Baltasar Leite Rebelo de Sousa (1921-2002), médico e político do Estado Novo, e de sua mulher Maria das Neves Fernandes Duarte (1920-2003), assistente social, tendo dois irmãos: António Rebelo de Sousa e Pedro Rebelo de Sousa.

mrsO professor Marcelo casou em julho de 1972 com Ana Cristina Caeiro da Motta Veiga, na Capela do Paço da Quinta (Azaruja), em Évora, de quem teve um filho, Nuno da Motta Veiga Rebelo de Sousa e uma filha, Sofia da Motta Veiga Rebelo de Sousa. Tem 4 netos, filhos de seu filho, 3 raparigas de 14,12 e 11 anos e um rapaz de 16 anos.

Marcelo Rebelo de Sousa mantém, desde 1982, uma relação afetiva com Rita Maria Lagos do Amaral Cabral, mas não partilhando a mesma residência.

Foi condecorado por duas vezes em Portugal, ambas as vezes por presidentes da família socialista, em 1994 com a Comenda da Ordem de Santiago da Espada pelo Presidente Mário Soares e em 2005, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente Jorge Sampaio

A carreira política de Marcelo é sobejamente conhecida, esperando-se pela sua quase certa recandidatura à presidência da república.

 

Leia também