Torres Vedras | Centro de saúde da Ventosa será inaugurado a 3 de dezembro

CSV 2019.11.26 19h50m28s 002
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

O Centro de saúde da Ventosa será inaugurado a 3 e a inauguração contará com a presença da Ministra da Saúde, tendo esta informação surgido hoje à margem da reunião de Câmara Municipal de Mafra.

A unidade Professor Carlos Veloso – nome aprovado por unanimidade pelo executivo municipal -, de acordo com a ACES Oeste Sul já funciona nas novas instalações, as obras terão terminado há cerca de dois meses, funcionando nesta fase com dois médicos, dois enfermeiros e dois administrativos.

O Vereador  da oposição, Marco Claudino, questionou o executivo sobre a existência de “alguma dificuldade de pessoal medico” tendo o presidente, Carlos Bernardes referido que “efetivamente, como todos nós sabemos há dificuldade em recrutar médicos de família”.

Nos últimos 3 anos, em todo o território de Torres Vedras, foram colocados mais 20 médicos de família, garantindo Carlos Bernardes que está “a trabalhar com o ministério da saúde para que até ao final da nossa legislatura, até ao final de 2021, todos os torrienses possam vir a ter médico de família”.

A extensão de saúde de São Mamede da Ventosa encontrava-se instalada num edifício com mais de 30 anos, num edifício que se encontrava deteriorado e desadequado, onde ocupava apenas o piso térreo do edifício onde anteriormente estava sediada a Junta de Freguesia da Ventosa. Agora a unidade de saúde ocupa todo o edifício contando com “sala de espera com espaço infantil, espaço de atendimento e secretariado clínico, gabinete de consulta médica, gabinete de consulta de Saúde da Mulher/Planeamento Familiar, gabinete de enfermagem, salas de tratamentos, sala de movimento/fisioterapia, sala de reuniões, sala de direção, sala de pessoal, vestiários, arquivo, sala de apoio informático e depósitos de material e de resíduos”.

Mais de 5 mil munícipes serão abrangidos por este novo equipamento e as obras de requalificação representam um investimento de 644 032,17 € (cofinanciado em 543 013,41 € pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

 

[Imagem: CMTV]

Leia também