Roteiro de Viagem: Montenegro

[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Roteiro de Viagem: Montenegro

Montenegro é uma pequena e montanhosa república situada nos Balcãs, no Sudeste da Europa. Por muitos séculos, Montenegro foi um principado governado por uma sucessão de dinastias, ganhando o seu estatuto internacional como uma nação independente no Congresso de Berlim, mais tarde tornando-se um reino. Em 3 de Junho de 2006 o parlamento montenegrino declarou oficialmente a independência do Montenegro, mas este apenas obteve aceitação da ONU no dia 28 de Junho.

Localização: República situada nos Balcãs, no Sudeste da Europa.

Geografia: Fronteira com o mar Adriático a sudoeste, com a Albânia e o Kosovo a sudeste, com a Bósnia e Herzegovina e uma pequena fronteira com a Croácia a noroeste, e com a Sérvia a nordeste.

Capital: Podgorica

Cidades mais importantes: Podgorica, Budva e Tivat.

Língua: Montenegrino e o Sérvio

Religião:
As principais religiões no Montenegro são a ortodoxa sérvia, a muçulmana e a católica.

Habitantes: 630 548

Superfície: 14043,4 Km²

Diferença horária: GMT +1 Hora

Moeda: Euro
Os cartões de crédito são aceites e existe uma rede ATM razoável.
A gorjeta não é obrigatória em Montenegro. No entanto, nos restaurantes, costuma-se esperar uma gorjeta entre 5 e 10% do valor da conta.

Corrente eléctrica: 220 V

Clima:
Mediterrânico: invernos frios, com nevões, e verões quentes e secos.

Cultura:
A cultura de Montenegro é bastante diversificada quanto à sua história e posição geográfica, possui raízes e influências da Grécia Antiga, Roma Antiga, Cristianismo, Islã, entre outras.

Economia:
Montenegro tem como uma das suas principais atividades económicas, o turismo, que cresceu rapidamente no sector financeiro.

Segurança:
As condições de segurança são razoáveis. Montenegro é um país razoavelmente seguro, embora se verifique alguma criminalidade, pelo que deve deixar bens de valor e dinheiro no cofre do hotel e estacionar, sempre que possível, o carro em parques de estacionamento. Por precaução, é aconselhável manter uma fotocópia do seu passaporte em local diverso do habitual (ajudará no caso de perda).

Saúde:
Evite o contacto com aves de capoeira, não coma alimentos crus ou pouco cozidos e lave as mãos regularmente. Deve consumir água engarrafada.
Os equipamentos de saúde e serviços de emergência são de qualidade média. É aconselhável a subscrição de um seguro de saúde.

Telecomunicações:
Existem vários operadores de telefonia móvel (GSM) com possibilidade de “roaming”. O indicativo de Montenegro é 382.

Números telefónicos de emergência:
– Polícia: 122
– Bombeiros: 123

Transportes:

Transporte aéreo: Em Montenegro existem dois aeroportos internacionais: Podgorica e de Tivat.

Transporte rodoviário:
O estado da rede rodoviária terrestre principal é razoável. As condições de circulação exigem atenção particular, especialmente na condução nocturna e durante o período de Inverno. Os automóveis com matrícula estrangeira devem pagar portagens em moeda estrangeira (Euros ou Dólares americanos). A taxa de alcoolémia permitida para condutores profissionais é 0,0 gr/l e para particulares 0,3 gr/l. A carta verde é válida no Montenegro e cobre sinistros contra terceiros. Para seguros ” contra todos os riscos”, terá de verificar com a seguradora se cobre a República Montenegro.

Transporte ferroviário: A rede ferroviária é antiquada e lenta. Existem ligações internacionais entre Belgrado e Zagreb, Budapeste, Bucareste, Sófia e Skopje.

Transporte marítimo: As ligações marítimas entre Montenegro e Itália são asseguradas por “ferry-boats” diários.

Para viajar para a Indonésia é necessário:
Passaporte e visto turístico: Os cidadãos da União Europeia podem ficar até 90 dias no país sem ser necessário visto, no entanto, o passaporte têm de ser válido. Após a entrada no país os visitantes têm até 24 horas para se registar na polícia local.
Vacinas obrigatórias: Não existe vacinas obrigatórias, no entanto recomenda-se a vacinação contra a TD Pólio, febre tifóide, hepatites A e B, meningoencefalite (para as zonas florestais).

Conselhos Práticos:
– A condução é feita à direita
– No inverno leve roupas quentes e um casaco grosso.
– No verão, prefira roupas mais leves e um casaco impermeável.
– Alfândega: É de livre passagem na alfândega até 200 cigarros ou 50 charutos ou 250 gramas de tabaco, 1 litro de vinho e um litro de aguardente, e 250 ml de perfume.
– Não existe representação diplomática portuguesa no Montenegro, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Belgrado.

   

Leia também