Sintra | Convento dos Capuchos vai fechar temporariamente devido a obras de restauro e requalificação

[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Desde 2013 que o Convento dos Capuchos se encontra integrado num projeto global de conservação, restauro e requalificação.

Amanhã, 2ª feira, 18 de novembro, tem início uma nova etapa deste processo, “na qual serão desenvolvidas em simultâneo várias intervenções de grande dimensão, nomeadamente, a recuperação das coberturas e das infraestruturas exteriores”. Motivo pelo qual, e tendo em consideração a política “Aberto para Obras” da Parques de Sintra, “a visita ao Convento dos Capuchos será interrompida a partir de 18 de novembro, tendo reabertura prevista para o dia 1 de junho de 2020”.

Este projeto global de conservação, restauro e requalificação “incide na recuperação do conjunto edificado, de todos os elementos construídos e decorativos e aposta na experiência da visita, dotando o conjunto monumental de novas valências. Estas serão instaladas em construções existentes, nomeadamente, na Casa da Horta, que terá, entre outras funções, a de apoio ao serviço educativo, e no Celeiro, onde ficará instalado o núcleo museológico no qual permanecerão em exposição as peças encontradas nas campanhas arqueológicas realizadas neste local, bem como as do acervo, que até agora estavam em reserva. Paralelamente, serão também levadas a cabo a valorização do enquadramento paisagístico e a beneficiação das infraestruturas – que inclui a instalação de iluminação de orientação nos caminhos – de redes de águas, de esgotos, de energia e de comunicações e a melhoria do parque de estacionamento. Está também contemplada a construção de um novo Centro de Apoio ao Visitante, que vai incluir bilheteira, loja e instalações sanitárias e que visa proporcionar um melhor acolhimento a todos os visitantes. Este edifício será, assumidamente, uma construção contemporânea, mas vai incorporar elementos que lhe permitem a adequada integração na paisagem envolvente, nomeadamente, a cortiça, utilizada no revestimento exterior, o granito e os tons cinza”.

[Imagem: ©PSML]

Artigos Relacionados