Assinala-se hoje o Dia Nacional da Igualdade Salarial

Assinala-se hoje o Dia Nacional da Igualdade Salarial

 

Hoje, 08 de novembro, assinala-se o Dia Nacional da Igualdade Salarial.

Em fevereiro deste ano entrou em vigor a  lei n.º 60,que promover o “combate eficaz às desigualdades remuneratórias entre mulheres e homens e de contribuir para um mercado mais justo”. Esta lei gera “mecanismos de efetivação do princípio do salário igual para trabalho igual ou de igual valor e da proibição da discriminação salarial em razão do sexo”.

Segundo dados do Gabinete de Estratégia e Planeamento, a diferença salarial entre homens e mulheres está a diminuir, no entanto as mulheres continuam a ganhar menos 14,8% do que os homens. O que corresponde a uma perda de 54 dias de trabalho remunerado para as mulheres.
Ns caso dos quadros superiores, as mulheres ganham, em média, menos 617,70 euros que os homens e no caso de pessoas com o ensino superior ganham menos 505,50 euros.

O Governo afirma que “as diferenças salariais resultam, em grande medida, dos estereótipos de género e da discriminação das mulheres em várias dimensões. Por isso, o combate à desigualdade salarial carece de uma ação estrutural e exige políticas públicas integradas e multisetoriais, tal como prevê a Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação – Portugal Mais Igual”.

 

 

Artigos Relacionados

Leave a Comment