Mafra | Escola José Saramago acolhe alunos de Erasmus (Estónia, Finlândia e Grécia)

Jornal de Mafra 2019.05.24 12h47m58s 005
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Mafra | Escola José Saramago acolhe alunos de Erasmus (Estónia, Finlândia e Grécia)

 

A Escola Secundária José Saramago, em Mafra, tem acolhido ao longo desta semana, alunos da Estónia, da Finlândia e da Grécia, alunos participam no Projeto Erasmus + SDDS – “Sustainability for Democracy, Democracy for Sustainability” (Sustentabilidade para a democracia, democracia para a sustentabilidade).

O tema “Sustentabilidade para a democracia, democracia para a sustentabilidade” surgiu “do desejo conjunto de quatro escolas públicas em trabalhar em conjunto num projeto europeu sobre o tema democracia, meio ambiente e sustentabilidade“.

O Projeto Erasmus é um projeto transdisciplinar com trabalhos interdisciplinares desenvolvidos por alunos de 4 escolas da Estónia, Finlândia, Grécia e Portugal. A Escola Secundária José Saramago é a Escola-Coordenadora deste Projeto Europeu que decorre durante 24 meses, tendo-se iniciado em setembro de 2018 e irá decorrer até final de agosto de 2020.

Os principais objetivos deste projeto, passam por “reforçar os vínculos entre educação escolar e cidadania ativa, considerações económicas, sociais, culturais e europeias; aumentar a autoconfiança dos alunos e adquirir melhores habilidades em inglês e digitais; promover a inclusão de estudantes com dificuldades económicas e de aprendizagem“.

Esta semana foi a vez da escola de Mafra acolher os alunos dos países parceiros proporcionando-lhes o desenvolvimento de atividades de aprendizagem transnacionais sob a temática “Democracia, Ambiente e Arte(s)“.

Ao longo da semana, os alunos realizaram várias atividades, entre as quais se contaram workshops de dança e expressão corporal, prática de artes e ofícios com materiais reutilizáveis e modelagem de gesso, tendo também aprendido a transformar lixo do mar em arte, tiveram ainda uma aula de português e visitaram a cidade capital, Lisboa.

O dia de hoje, 7 de novembro, foi dedicado a Mafra com uma visita à chamada Universidade dos Valores e ao Palácio Nacional de Mafra, seguindo-se um almoço no Jardim do Cerco e terminando com um Workshop sobre “Baltasar e Blimunda”.

Estes alunos terminam amanhã as suas atividades e os jovens regressarão aos seus países na manhã de sábado.

[imagem de arquivo]

Leia também