Carta Aberta: Em defesa da Imprensa Local e regional [Petição]

A1
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Carta Aberta: Em defesa da Imprensa Local e regional [Petição]

 

A imprensa local e regional tem-se vindo a debater com crescentes problemas, não só em Portugal, é certo, mas no nosso país a imprensa, sobretudo a escrita, está a passar por uma profunda crise. As razões que estão na base desta crise prendem-se, nuns casos, com a necessidade de adaptação às novas tecnologias, noutros pelas alterações económicas que o mundo e o país vêm atravessando e noutros casos ainda, a necessidade de sobrevivência pode levar alguns órgãos de comunicação social a “encostarem-se” aos poderes, abdicando assim da alguma da sua independência editorial.

A questão é saber se pode existir uma democracia local de qualidade sem imprensa local

Encontra-se a correr uma petição denominada “Em defesa da imprensa local e regional”, em que se pede que o estado considere outras formas de apoio à imprensa local e regional, que permitam assegurar a existência de uma informação de proximidade.

“(…) nos últimos 15 anos os jornais locais perderam mais de 30% de tiragem e 35% dos seus jornalistas. Estudos académicos recentes indicam que o desaparecimento de jornais locais leva a eleitores menos informados, a maior abstenção e a políticos locais mais distanciados da população. As dificuldades da Imprensa e do jornalismo de investigação são sobejamente conhecidas e não ocorrem apenas em Portugal nem se limitam a Lisboa e decorrem, muito, da canibalização quase total do mercado publicitário por plataformas como o Google e o Facebook. Mas a questão é saber se pode existir uma democracia local de qualidade sem imprensa local. E é nossa opinião de que tal é IMPOSSÍVEL.

A petição, que está a ser divulgada por um grande número de órgãos de comunicação regional e local, foi já alvo de notícia por parte da LUsa, a agência nacional de notícias.

Conheça e assine AQUI a PetiçãoEm defesa da Imprensa Local e regional

Leia também