Conheça as zonas de Portugal ameaçadas pela subida dos oceanos até 2050

[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Conheça as zonas de Portugal ameaçadas pela subida dos oceanos até 2050

 

Foi esta semana publicado na Nature Communications, um estudo científico que refere que  300 milhões de habitantes de zonas costeiras por todo o mundo poderão ficar expostos a inundações costeiras provocadas pela subida do nível do mar, até 2050.

A subida das temperaturas e as alterações climáticas tem contribuído para que o nível das águas suba em média, cerca de quatro milímetros por ano desde 2006, e conforme se prevê no texto do cordo de Paris sobre alterações climáticas de 2015, o nível dos oceanos irá subir cerca de 50 centímetros até 2100.

O mapa da Climate Central (ver aqui) mostra que as regiões mais vulneráveis são a Ásia (que soma mais de um terço do total de vítimas estimadas),sendo os países mais afetados a China, o Bangladesh, a Índia, o Vietname, a Indonésia e a Tailândia.

Em portugal, as zonas assinaladas como de risco são Viana do Castelo, Esposende, Fão, Apúlia, Vila do Conde, Matosinhos, Espinho, Esmoriz, Ovar, Torreira, Aveiro, São Martinho do Porto, Caldas da Rainha, Alcobaça, Figueira da Foz, Montemor-o-Velho, cidades contíguas ao estuário do Tejo como Lisboa, Vila Franca de Xira, Carregado, Montijo, Moita, Azambuja, Benavente, Alcochete, e zonas da costa algarvia.

Uma parte do território de Torres Vedras encontra-se assinalado como podendo vir a ficar inundado até 2050, de resto, este é um território que já tinha sido ocupado pelo mar noutros tempos.

 

 

Artigos Relacionados