Câmara de Mafra | Tapada, filas nos serviços públicos, intermodal da Ericeira, estacionamento e ensino secundário

Câmara de Mafra | Tapada, filas nos serviços públicos, intermodal da Ericeira, estacionamento e ensino secundário

 

O sessão de hoje, da Câmara Municipal de Mafra teve como principal ponto da ordem de trabalhos, a apresentação da proposta de orçamento para 2020, da própria câmara e dos SMAS (Serviços Municipalizados de água e saneamento).

No período antes da ordem do dia, por iniciativa do único partido da oposição representado no executivo municipal, a câmara discutiu os problemas relacionados com a inoperacionalidade do novo aparelho de raios X instalado nas novas instalações do Centro de Saúde da vila de Mafra, tendo o presidente da câmara confirmado uma informação que que já tinha sido notícia, há umas semanas, no Jornal de Mafra, dando conta de que este problema estará prestes a ser ultrapassado.

Hélder Silva realçou os problemas que se fazem ainda sentir no concelho noutras estruturas dependentes do governo, como é o caso da segurança social e dos serviços do registo civil, sempre sujeitos a filas e a falta de funcionários.

O PS Mafra, numa jogada política de antecipação, propôs que a câmara entrasse rapidamente em contacto com a nova ministra da agricultura, Maria do Céu Albuquerque, logo que esta seja empossada. O tema da reunião proposta por Sérgio Santos, vereador do PS, deverá ser a Tapada Nacional de Mafra e os muitos problemas que surgiram durante a gestão Capoulas Santos/Paula Simões. O presidente mostrou-se de acordo com esta proposta da oposição, tendo utilizado uma expressão cujo peso político é evidente, quando se referiu à necessidade de “resgatar a Tapada”.

Enquadrado ainda neste despique entre o local e o nacional, entre governo e câmara, entre o PSD e o PS, veio à liça a questão da falta de oferta, no concelho, para os alunos do ensino secundário. A única secundária está superlotada e o governo tem “desenrascado” este problema distribuindo turmas do secundário pela escola Bento Franco da Ericeira e pela escola Prof. Armando de Lucena da Malveira. Hélder Silva afirmou-se adepto da construção de uma nova escola secundária no concelho, se isso não acontecer, afirmou-se decidido, mesmo, a comprar o Colégio de Sto. André e destina-lo a servir os alunos do secundário residentes nas áreas da Malveira e da Venda do Pinheiro.

foram revelados mais dois projetos que deverão ver a luz do dia em 2020 – em finais de janeiro de 2020, o edifício das antigas finanças de Mafra deverá estar pronto para receber alguns serviços da câmara, e a creche de Mafra deverá ser ampliada, devendo as obras decorrer entre maio e agosto de 2020.

A câmara discutiu ainda a proposta de orçamento para 2020, da própria câmara e dos SMAS. Trataremos este tema mais tarde no Jornal de Mafra.

 

Artigos Relacionados

3 Thoughts to “Câmara de Mafra | Tapada, filas nos serviços públicos, intermodal da Ericeira, estacionamento e ensino secundário”

  1. Jorge Cardoso

    A Câmara fica com os milhões do IMI e não transfere nada para as juntas de freguesia e o resultado é a nojeira que se encontram todas as ruas fora de Mafra. Para não falar no cambalhotas da privatiza depois nacionalizar as águas. Esquisito este negócio então não foram privatizada porque era o melhor?

  2. Sonia

    Acho realmente que o Presidente da Camara de Mafra tem razão, a escola Jose Saramaro está lutada, o Ministerio não faz nada e realmente concordo que o Colegio Santo André devia ser comprado porque não tem logica ser semi privado, para que os alunos tenham condições de espaço e numeros urbitantes de alunos por turma seja menor. Acrescento também que a Conservatoria do registo civil esta a trabalhar com pessoas ja quase no limite para a reforma vesse ou parece ou não está com capacidade para numero de população … tanta pessoa nova que pretende trabalhar, o estado que reveja as condições de trabalho, nao só fazer ou aproveitar edificios dê trabalho em vez de muitas ajudas da seguranca social a quêm não precisa. Parabéns ao Presidente que esteve nesta Camara de Mafra e ao que está Sr. Helder Silva com os restantes deputados. O nosso Concelho está cada vez mais evoluido portanto revejam os funcionarios e sistemas de alguns pontos.

  3. António inacio

    As estradas estão em muito mau estado na freguesia de Igreja nova

Comments are closed.