Hoje é Dia Mundial da Alimentação e do Pão

paoealimentação
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Hoje é Dia Mundial da Alimentação e do Pão

Assinalam-se hoje, 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação e o Dia Mundial Pão.

O Dia Mundial da Alimentação foi estabelecido em novembro de 1981 pelos países membros na Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), sendo atualmente comemorado em mais de 150 países.

António Guterres, secretário geral da ONU, referiu hoje que 820 milhões de pessoas passam fome no mundo e que 2 milhões de pessoas estão a cima do peso ou são obesos, lembrando ainda que as dietas, que não são saudáveis, representam um enorme risco de doença e de morte.

Já o papa Francisco afirmou que “É cruel, injusto e paradoxal que hoje haja comida para todos e que nem todos tenham acesso aos alimentos, ou que existam regiões do mundo em que a comida é desperdiçada, atirada fora, consumida em excesso ou dedicada a fins não alimentares “.

Por outro lado

Em 2000 a União Internacional de Padeiros e Afins instituiu o Dia Mundial Pão de modo a valorizar o produto mais popular nas mesas de todo o mundo.

Seja ele de Mafra, de Rio Maior ou do Alentejo, seja de milho, de abóbora ou de centeio, simples, com sementes ou com passas, o pão é uma peça chave da alimentação, de manhã ao pequeno almoço, ao almoço, ao jantar ou a acompanhar um bom petisco.

Reza a história do pão que:

O primeiro registo de pão fermentado data de, aproximadamente, 4 mil anos a.C., quando os egípcios realizaram a fermentação de uma massa de trigo. O pão era o alimento do povo. Os egípcios amassavam o pão com os pés, utilizando espécies de trigo de qualidade inferior. O trigo de qualidade superior estava reservado aos ricos. Foram os romanos que espalharam o consumo do pão pela Europa”.

Leia também