Iniciou-se hoje a vacinação contra a gripe para a época 2019/2020

vcina
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Iniciou-se hoje a vacinação contra a gripe para a época 2019/2020

Iniciou-se hoje, 14 de outubro de 2019, a vacinação contra a gripe. Esta vacina pretende “garantir uma melhor e maior proteção durante o período da epidemia de gripe que, em Portugal, habitualmente, tem início na segunda quinzena de dezembro”.

O Serviço Nacional de Saúde irá disponibilizar para esta época gripal, cerca de 1,4 milhões de vacinas.

Este ano pela primeira vez, em Portugal as vacinas são tetravalentes “incluindo 4 tipos de vírus da gripe (2 do tipo A e 2 do tipo B). As vacinas são seguras e eficazes, esperandose uma maior abrangência em relação às vacinas trivalentes, anteriormente utilizadas”.

Como é habitual, a vacina será gratuita para “os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, para pessoas residentes ou internadas em instituições, para pessoas com algumas doenças definidas, para profissionais de saúde do SNS e para os bombeiros”.

A vacinação é a melhor prevenção para a gripe. A gripe é uma doença contagiosa que normalmente tem uma cura espontaneamente mas, “podem ocorrer complicações, particularmente em pessoas com doenças crónicas ou com 65 ou mais anos de idade”.

 

A Direção-Geral da Saúde recomenda: “vacine-se contra a gripe, preferencialmente, até final do ano!”, mas pode ser administrada durante todo o outono e inverno.

A vacina contra a gripe é fortemente recomendada a:

  • Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos;
  • Doentes crónicos e imunodeprimidos (a partir dos 6 meses de idade);
  •   Grávidas;
  •   Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados (ex. em lares de idosos).

 

Leia também