Torres Vedras | Autocarro 100% elétrico em testes na Linha Azul dos Transportes Urbanos da cidade

Jornal de Mafra 2019.10.12 20h53m46s 028
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Torres Vedras | Autocarro 100% elétrico em testes na Linha Azul dos Transportes Urbanos da cidade

 

Até dia 14 de outubro, 2ª feira, será possível viajar num dos mais avançados autocarros elétricos na Linha Azul dos Transportes Urbanos de Torres Vedras – TUT.

O autocarro foi ontem apresentado no Centro de Educação Ambiental:

“(…) tem 12 metros de comprimento, capacidade de transporte de 95 passageiros e uma autonomia de 200 quilómetros. No interior, o veículo apresenta uma superfície de 20 m² em que os passageiros poderão circular, podendo contemplar, no máximo, três portas duplas de cada lado. A sua estrutura modular permite que a disposição interior seja alterada de acordo com as necessidades.”

Entre as inovações apresentadas por este modelo encontra-se  o fato de “apresentar quatro rodas direcionáveis que irão permitir, ao fazer uma curva, que se ocupe menos 20% da superfície do asfalto do que um autocarro convencional. O veículo requer, por isso, menos espaço, prometendo contribuir para uma mudança na mobilidade urbana: o espaço necessário para a realização da manobra de paragem ou estacionamento, por exemplo, será reduzido, poupando espaço equivalente a dois carros (em estacionamento paralelo).”

 

Hugo Lucas, vereador da Mobilidade, Transportes e Trânsito da Câmara Municipal de Torres Vedras, referiu que o autocarro 100% elétrico agora em testes está inserido no o Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável – PAMUS , plano que visa acima de tudo “a melhoria da qualidade de vida da nossa população.”

 

[Imagem: CMTV]

Leia também