Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos

 

Assinala-se anualmente, no segundo sábado de outubro, o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. O objetivo deste dia consiste em unir esforços de modo a valorizar os cuidados paliativos por todo o mundo, chamando a atenção para as necessidades das pessoas em sofrimento.

Os cuidados paliativos são tratamentos cujo foco se centra na prevenção e no alívio do sofrimento físico, psicológico e social, decorrentes de doença prolongada, incurável e progressiva, de modo a proporcionar a máxima qualidade de vida possível aos doentes e às suas famílias.

Segundo dados do Centro Hospitalar do Oeste, os doentes com necessidades paliativas dividem-se do seguinte modo:

34.47% apresentem doenças cardiovasculares,
34.10% doenças oncológicas,
10.26% DPOC,
5.71% VIH/SIDA,
4.59% diabetes Mellitus,
2.02% doença renal crónica,
1.7% cirrose hepática,
1.65% doença de Alzheimer ou outras demências

O Centro Hospitalar do Oeste conta, desde 2011, com uma equipa intra-hospitalar de suporte em cuidados paliativos constituída por vários elementos, em todas as Unidades deste Centro Hospitalar.

A equipa da Unidade de Torres Vedras, no 1º semestre de 2019, acompanhou “168 pessoas doentes, das quais 104 foram referenciadas à equipa desde janeiro e realizadas 125 consultas de medicina paliativa”.

Os Cuidados Paliativos são cuidados de saúde ativos, rigorosos, que combinam ciência e humanismo. Em nome da ética, da dignidade e do bem-estar de cada Homem e sua Família, é preciso torná-los cada vez mais uma realidade.” [Centro Hospitalar do Oeste]

 

 

Artigos Relacionados