Mafra || Congresso Internacional – José Saramago e o Memorial do Convento

JM2019.10.05 21h05m33s 004
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Mafra || Congresso Internacional – José Saramago e o Memorial do Convento

 

Entre 14 e 16 de novembro de 2019, o Palácio Nacional de Mafra irá acolher um congresso internacional que tem por centro José Saramago e o Memorial do Convento.

“O homem primeiro tropeça,

depois anda, depois corre, um dia voará”

 

Este congresso resulta da vontade e da iniciativa sas autarquias de Loures, Mafra e Lisboa, em colaboração com a Fundação José Saramago, inserindo-se no projeto “Rota do Memorial do Convento”, que tem por objetivo criar uma rota cultural a partir do romance de José Saramago.

A ROTA DO MEMORIAL DO CONVENTO põe em evidência o romance que revolucionou a literatura portuguesa e homenageia José Saramago, o único escritor de língua portuguesa, até ao momento, distinguido com o mais prestigiado de todos os galardões literários, o Prémio Nobel da Literatura (1998)

Este congresso será comissariado pelo Professor Miguel Real (pseudónimo literário de Luís Martins, escritor, ensaísta, critico literário e professor de filosofia).

Dos conferencistas, destacamos Pilar Del Rio (Presidenta da Fundação José Saramago), Isabel Ponce de Leão (Professora Catedrática da Universidade Fernando Pessoa do Porto), Isabel Pires de Lima (Professora Emérita da Universidade do Porto), Guilherme D’Oliveira Martins (Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian), Carlos Fiolhais (Professor Catedrático de Física na Univ. de Coimbra), alguns dos 21 conferencistas nacionais e estrangeiros que apresentarão comunicações neste congresso.

Da Comissão de Honra fazem parte, o Presidente da República, Presidente da Assembleia da República, Ministra da Cultura, os Presidentes das Câmaras de Loures, Mafra e Lisboa, Diretora Geral da Direção Geral do Património Cultural, Diretor do Palácio Nacional de Mafra, Presidenta da Fundação José Saramago, Associação Portuguesa de Escritores, Centro Nacional de Cultura e Fundação Calouste Gulbenkian e Prof. Professor Carlos Reis, Professor Catedrático aposentado da Universidade de Coimbra.

Conheça o Programa do congresso.

 

 

Leia também