Hoje é Dia Mundial do Professor

Jornal de Mafra 2019.10.05 16h08m26s 006
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Hoje é Dia Mundial do Professor

 

A arte suprema do professor consiste em despertar o entusiasmo pela expressão criativa e pelo conhecimento“. Albert Einstein

Assinala-se hoje, 5 de outubro, o Dia Mundial do Professor. A UNESCO criou este dia em 1994 com o objetivo de “chamar atenção para o papel fundamental dos professores na sociedade e na instrução da população”.

Este ano o lema internacional é “Jovens professores: o futuro da profissão“.

“(…) Hoje, é urgente agir. Os números disponibilizados pelo Instituto de Estatísticas da UNESCO (IEU) são preocupantes: o mundo precisa de cerca de 69 milhões de novos professores para alcançar o estipulado pela Agenda 2030 para a Educação. As desigualdades mundiais poderão agravar-se, tendo em conta que 70% dos países subsaarianos enfrentam uma grave escassez de professores, percentagem que ascende aos 90% no ensino secundário.

 “(…) celebramos o trabalho de professores dedicados no mundo inteiro para que, todos os dias, continuem a envidar esforços de forma a garantir que “a educação de qualidade, inclusiva e equitativa “e a promoção de “oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” se tornem uma realidade universal”.

Diretora-Geral da UNESCO

 

Leia também