02 de outubro | Dia da Não-Violência

NV
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

02 de outubro | Dia da Não-Violência

 

Assinala-se hoje, 02 de outubro, o Dia da Não-Violência e o 150º aniversário do nascimento de Mahatma Gandhi.

A data foi instituída em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e segundo a mesma instituição, visa “disseminar a mensagem de não violência, inclusive através da educação e conscientização pública e reafirmar o desejo de garantir uma cultura de paz, tolerância, compreensão e não violência“.

Neste dia internacional, exorto todos e cada um de nós a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para superar essa divisão, enquanto nos esforçamos para construir um futuro melhor para todos” referiu hoje António Guterres, secretário-geral da ONU.

 

O apelo na GNR para este dia é.
“A violência não é só física ou sexual! A violência psicológica, financeira, a negligência e o abandono são outras formas de violência.
Denuncia!”

O dia 2 de outubro foi a data escolhida, em homenagem a Mahatma Gandhi, nascido neste mesmo dia, em 1869. Os grandes princípios de Gandhi eram não-violência, verdade e amor.

“A sua visão continua a ressoar em todo o mundo, inclusive através do trabalho das Nações Unidas para compreensão mútua, igualdade, desenvolvimento sustentável, empoderamento dos jovens e solução pacífica de disputas”, referiu António Guterres

Leia também