Visita à Sala da Música do Palácio Nacional de Mafra no dia Mundial da Música [Imagens]

Jornal de Mafra 2019.10.01 20h13m56s 014
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Visita à Sala da Música do Palácio Nacional de Mafra no dia da Música [Imagens]

 

Assinala-se hoje, 01 de outubro, o Dia Mundial da Música. A data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO.

Enquanto não chega a Mafra o Museu da Música, o Palácio Nacional já conta no seu espolio com pianos, violinos, os 6 os órgãos da basílica e os carrilhões.

O Palácio tem mesmo uma sala dedicada à Música, a sala da música, sala amarela ou sala de receção. Situada na ala sul do edifício, era aqui que a família real recebia os seus convidados, depois de D. Pedro V abolir o tradicional beija-mão real nas datas festivas.

Na sala da música encontram-se dois pianos ingleses do seculo XIX, um piano de cauda Joseph Kirkman e um piano de mesa Collard & Collard.

Um pouco mais à frente no mesmo corredor da ala sul encontrasse a salinha dos instrumentos musicais, na qual se encontra uma coleção de instrumentos com embutidos de diversas madeiras, os quais foram executados por Augusto Merciano da Costa e oferecidos a D. Carlos e D. Amélia, em 1901, durante uma visita à ilha da madeira.

 

Leia também