27 de Setembro | Dia Mundial do Turismo

Jornal de Mafra 2019.09.27 12h25m32s 001
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

27 de Setembro | Dia Mundial do Turismo

 

O Dia Mundial do Turismo (WTD) assinala-se a 27 de setembro desde 1980, ano em que entraram em vigor diretivas consideradas como muito marcantes para o desenvolvimento turismo global. A data pretende “chamar a atenção para a importância do turismo em todo o mundo“.

O tema deste ano é “Turismo e emprego: um futuro melhor para todos” e as comemorações oficiais decorrem na Índia.

O tema deste ano tem como objetivo analisar a capacidade única deste setor na criação de mais e melhor emprego e, assim, contribuir para a construção de um futuro melhor para milhões de pessoas em todo o mundo. Além de se focar no atual papel do turismo enquanto criador de emprego, o WTD 2019 também vai olhar para o futuro e explorar as oportunidades e os desafios que as mudanças no mercado de trabalho e no setor de tecnologia trarão.”
Turismo de Portugal

Este ano, na 1ª edição do prémio da Organização Mundial do Turismo, Portugal recebeu a distinção de Destino Turístico Acessível 2019, prémio que “reconhece o esforço de Portugal na promoção da acessibilidade no turismo“.

No Relatório de Competitividade no Turismo de 2019(1) do Fórum Económico Mundial, deste ano, Portugal subiu para o 12º lugar no ranking de competitividade a nível mundial (em 2017 foi 14º) e alcançou o 1º lugar mundial na componente de infraestruturas turísticas, componente que avalia a qualidade da oferta turística. Portugal subiu ainda “cinco lugares na componente de recursos naturais e culturais (de 20.º para 15.º lugar), transporte aéreo (de 31.º para o 21.º lugar), na prontidão na adoção das TIC (de 41.º para 38.º) ou ainda na priorização do turismo (de 14.º para 12.º)“.

​​Em novembro realiza-se mais uma edição dos “Óscares do Turismo”, os World Travel Awards, estando Portugal, o Turismo de Portugal e o visitPortugal novamente nomeados.

 

(1) Este relatório inclui um índice de competitividade de 140 países construído com base num conjunto de 90 indicadores individuais, organizados em 14 pilares e em 4 sub-índices.

Leia também