Programa das Jornadas Europeias do Património em Torres Vedras

[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Programa das Jornadas Europeias do Património em Torres Vedras

 

Realizam-se no próximo fim de semana a edição deste ano das Jornadas Europeias do Património, este ano com o tema “Artes, Património, Lazer”. O tema escolhido pretende “destacar as muitas facetas do património ligadas às artes, como fonte de entretenimento, e ao lazer, que nos permitem a todos viver outras dimensões da vida quotidiana, apropriando-nos de uma parte da cultura, tornando-nos autores, especialistas, guardiões e protagonistas”.

O Município de Torres Vedras aliou-se à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) nesta iniciativa que conta com o seguinte conjunto de atividades no concelho:

 

26 de setembro

Apresentação do Espaço Memória dos Exílios
Hora: 21h15
Local: Centro de Interpretação da Comunidade Judaica de Torres Vedras

Inês Fialho Brandão, coordenadora do Espaço Memória dos Exílios, apresentará os bastidores deste espaço.

Info e inscrições: 261 148 633 | cijtv@cm-tvedras.pt | 261 310 485 | museu@cm-tvedras.pt

28 de setembro

Contemplar a natureza e a arte
Horário: 09h00-12h30m
Local: Torres Vedras | Figueiredo

Caminhada com cerca de 10km, visita às localidades de Figueiredo e Runa, nos arredores de Torres Vedras, ligando a paisagem natural e as construções humanas, com destaque para o Palácio que a princesa Maria Francisca Benedita mandou construir para os militares em fim de carreira, hoje também museu com importante colecção de arte.

Info e inscrições: 919107632 | addpctvedras@gmail.com

 

(A)riscar o Património 2019
Hora: 10h00
Local: Turcifal

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em parceria com a Associação Urban Sketchers Portugal, organiza, uma vez mais, o (A)Riscar o Património – Heritage Sketching.

Esta iniciativa traduz-se num encontro nacional de desenho, distribuído por 15 municípios, convidados pela DGPC, sendo que Torres Vedras tem participado na mesma desde a sua primeira edição (2014), com um crescente sucesso, tendo na última edição do evento (2018) se contabilizado cerca de 40 participantes na atividade realizada no concelho de Torres Vedras.

Reconhecendo a importância que a iniciativa reveste, o Município de Torres Vedras volta a associar-se ao (A)Riscar o Património, numa ação que terá lugar no dia 28 de setembro, integrando as Jornadas Europeias do Património. Esta será organizada pela Câmara Municipal e pela Cooperativa de Comunicação e Cultura com a parceria da Junta da Freguesia do Turcifal.

Para esta sexta edição do (A)Riscar o Património, a Câmara Municipal de Torres Vedras escolheu para cenário da atividade que se realizará no respetivo território a vila do Turcifal. Está previsto nesse âmbito um roteiro que terá início na Igreja Paroquial dedicada a Santa Madalena, onde para além dos participantes poderem desenhar o edifício e o largo respetivo, terão a oportunidade de conhecer e desenhar a arte sacra existente no interior desse templo.

A seguir ao almoço, os participantes iniciam um percurso desenhado pelo núcleo antigo do Turcifal, que terá o seu término na Capela do Espírito Santo.

Após a habitual mostra de desenhos, os desenhadores regressam a Torres Vedras, onde às 18h assistirão ao concerto de Carolina Zingler no Quiosque Alfazema.

Info e inscrições: andrebaptista@cm-tvedras.pt; geral@ccctv.org

 

Visita-guiada ao Espaço Memória dos Exílios
Hora: 15h00
Local de concentração para transporte para a visita: Convento de Nossa Senhora da Graça (Torres Vedras)

Situado no centro do Estoril, no piso superior da Estação dos Correios, o Espaço Memória dos Exílios, inaugurado em 1999, tem como objetivo principal a evocação da memória de um dos acontecimentos mais relevantes da história do concelho de Cascais: ter representado um local de refúgio e passagem de milhares de exilados e refugiados, no contexto de conflitos europeus: a Guerra Civil de Espanha e a Segunda Guerra Mundial.

Entre 1936 e 1962, estadistas, reis, escritores, artistas, intelectuais, espiões, homens de negócios e milhares de pessoas anónimas encontraram na então chamada Costa do Sol, no eixo Cascais-Estoril, o refúgio e a paz, ausentes numa Europa em guerra.

O Espaço Memória dos Exílios preserva, na sua exposição permanente, a memória de exilados famosos e anónimos que a vaga de refugiados da Segunda Guerra Mundial trouxe à região e ao país, contextualizada na história da localidade, durante os anos 40.

Nota: Transporte fornecido pela Câmara Municipal de Torres Vedras

Info e inscrições: 261 148 633 | cijtv@cm-tvedras.pt | 261 310 485 | museu@cm-tvedras.pt

29 de setembro

No Claustro com a Natureza
Data: 10h30
Local: Museu Municipal Leonel Trindade

Estreitamente relacionado com a temática deste ano das Jornadas Europeias do Património, o serviço educativo do Museu Municipal Leonel Trindade convida crianças e adultos para a descoberta de um imaginário comum através das artes e da natureza.

Info e inscrições: 261 310 484 | museu.servico.educativo@cm-tvedras.pt 

Artigos Relacionados