Hoje é Dia Internacional da Paz

Hoje é Dia Internacional da Paz

 

Assinala-se hoje, 21 de setembro, o Dia Internacional da Paz.

Em 1981, as Nações Unida estabeleceram o Dia Internacional da Paz, dia que foi celebrado pela 1º vez em setembro de 1982. A Assembleia Geral das Nações Unidas apenas declarou oficialmente o dia 21 de setembro como o Dia Internacional da Paz, o Dia de não-violência e cessar-fogo, em 2002.

O Tema de 2019 é “Ação climática pela paz” e pretende chamar a atenção para a importância do combate às mudanças climáticas como forma de proteger e promover a paz em todo o mundo.

“Hoje a paz enfrenta um novo perigo: a emergência climática, que ameaça nossa segurança, nossos meios de subsistência e nossas vidas. É por isso que é o foco do Dia Internacional da Paz deste ano. E é por isso que estou convocando uma Cúpula de Ação Climática”.
António Guterres, Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU)

A ONU refere que a paz só pode ser alcançada se forem tomadas medidas concretas para combater as mudanças climáticas.

“As mudanças climáticas causam ameaças claras à paz e segurança internacionais. Desastres naturais deslocam três vezes mais pessoas do que conflitos, forçando milhões a deixar suas casas e buscar segurança em outro lugar. A salinização da água e das culturas está colocando em risco a segurança alimentar, e o impacto na saúde pública está aumentando. As crescentes tensões sobre recursos e movimentos de massa de pessoas estão afetando todos os países em todos os continentes.” ONU

 

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados