“Caminha connosco” é o slogan da 18ª edição da Semana Europeia da Mobilidade

“Caminha connosco” é o slogan da 18ª edição da Semana Europeia da Mobilidade

 

De 16 a 22 de setembro realiza-se a 18ª edição da Semana Europeia da Mobilidade este ano com o tema “Caminha connosco”, tema que pretende inspirar a “Caminhar e pedalar em segurança”.

O objetivo da organização com este tema é “evidenciar que estes modos de transporte ativos, estando garantidas as devidas condições de segurança, trazem muitos benefícios, sejam à saúde, ao Ambiente, bem como à nossa conta bancária! Modos de transporte ativos, como andar a pé e a utilização da bicicleta, são livres de emissões e contribuem fortemente para manter os nossos corações e corpos saudáveis”.

Participam este ano na Semana Europeia da Mobilidade 48 países num total de 2772 localidades. Em Portugal são 101 as localidades, de norte a sul do pais e nas ilhas, que acolhem esta iniciativa, entre elas Sintra e Torres Vedras.

 

Programa de Torres Vedras

16 setembro
Dia 16 de Setembro – 10.00h – 16:00h
Ação de sensibilização condução segura – ANSR, com recurso aos óculos que simulam diferentes condições na condução, como seja a fadiga, o álcool, substancias psicotrópicas, excesso de medicação.
Participação da Divisão de Planeamento e Sensibilização da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária – ANSR.
Escola Secundária da cidade de Torres Vedras – Henriques Nogueira, no sentido de abranger os alunos mais velhos que já têm carta de condução e os potenciais encartados.
Data: 16.09.2019 hora: 10.00h – 16:00h (experimentação continuada ao longo do dia no horário proposto)
Participantes – Grupos de Alunos da Escola com professores, ANSR, CMTV, PSP

17 setembro
Ação de Sensibilização “Segurança Rodoviária e Estacionamento Disciplinado” – Alunos de Escola Básica do centro da cidade – Escola Nº1
Realizar-se-á na Escola Nº1 – Cidade de Torres Vedras sobre o tema da Semana Europeia da Mobilidade “CAMINHA CONNOSCO”. Será feita uma apresentação multimédia e distribuído desdobrável informativo. Será realizado um percurso no espaço público para observar a correta utilização do espaço de estacionamento, o espaço de circulação de peões e de circulação de bicicletas.
Data: 17.09.2019 – Hora: 9:30h – 16:30h
Participantes – Grupos de Alunos da Escola com professores, Formadores, Promotorres, PSP e CMTV
Sessão 1: manhã 9:30h-12.30h e Sessão 2: Tarde 14:00h-16.30h

18 setembro
Inserido no Plano de Sensibilização para a Mobilidade Sustentável – PEDU-PAMUS, será realizado um passeio de bicicleta com os alunos de desporto da escola Madeira Torres. Será realizado o mesmo circuito efetuado antes da execução das ciclovias em 2017, mas agora já com as novas ciclovias construídas.
Partida às 9.30h na Escola Madeira Torres com o percurso em anexo, e chegada à mesma escola pelas 12H.
Serão realizadas filmagens de chão e de Drone.
É objetivo desta iniciativa sensibilizar para as curtas “distâncias tempo” entre as diferentes funções da cidade, sendo facilmente percorridas através da bicicleta na rede de ciclovias. A rede de ciclovias ligará os principais espaços comerciais e de serviços da cidade com vantagem de uso da bicicleta em detrimento do transporte individual. Possibilitará aos alunos das escolas a utilização da bicicleta na ligação casa-escola-casa.

• Sensibilizar para a utilização da bicicleta privada mas também da bicicleta pública existente e disponível em sistema de Bike Sharing – Agostinha.
• Sensibilizar ainda para a economia de gastos em combustíveis, por se circular em bicicleta em meio urbano e o seu contributo para a redução da poluição e da emissão dos gases de efeito de estufa.
v Dia 18 de Setembro – tarde – Condução Sénior – Passeio de Agostinhas – Ensinar a andar de bicicleta – Execução de ações do Plano de Sensibilização do PEDU.
Realizar-se-á no Parque da Várzea junto à Bike Station Joaquim Agostinho. Após uma abordagem ao tema “Cidade Ciclável, Cidade Sustentável”, proceder-se-á a um passeio/andar de bicicleta que será apenas um pequeno circuito no parque da várzea.
Data: 18.09.2019 – Hora: 14:00 – 17:30
Participantes – grupos de Desporto Sénior e respetivos professores, formadores e CMTV
Local: Parque Verde da Várzea -Torres Vedras
Total Participantes: grupos de Desporto Sénior

19 setembro
Workshop: Vantagens da Mobilidade Elétrica, Torres Vedras, 19 de setembro 2019, 14h às 18h, CAERO
A Mobilidade Elétrica constitui uma solução sustentável do ponto de vista ambiental que, utiliza energias renováveis, contribui para a redução de Gases de Efeito de Estufa e, para o cumprimento dos diferentes compromissos globais da União Europeia.
O Município de Torres Vedras, na sua estratégia municipal para a mobilidade elétrica que vem implementando desde 2011, pretende esclarecer e integrar na rede de mobilidade elétrica a comunidade, empresas, serviços e particulares.
Neste sentido, irá realizar um workshop direcionado ao esclarecimento do público-alvo sobre as Vantagens da Mobilidade Elétrica: como acelerar o processo de adoção do veículo elétrico, modelos de negócio disponíveis no mercado, as suas funcionalidades técnicas e modo de as operacionalizar. Pode encontrar mais informação e o programa em:
www.cm-tvedras.pt/agenda/detalhes/100450/
A participação é gratuita, mas terá que efetuar inscrição em : forms.gle/kGBNyMF6WvByLYP76

20 setembro
Dia Europeu sem carros 2019 – Praça 25 de Abril e Rua António Batalha Reis
Serão realizadas medições de ruído – realização de 2 períodos de registo no mesmo arruamento, na semana europeia da mobilidade e outro registo na semana anterior, com todos os fluxos a decorrerem. Será efetuada a contagem de veículos, em simultâneo com as medições de ruído. No dia Europeu sem carros será ainda realizada uma contagem de peões que usufruem da Praça 25 de Abril.

21 setembro
Prevê-se a inauguração da obra do XII concurso “Pensar a Minha Rua” relativa a 2018
Sábado às 11Horas – Casal do Sol – Ventosa – Construção de passeio pedonal a ligar as localidades.

22 setembro
“Ao Domingo a Várzea é nossa” 5H SEM CARROS – Encerrar ao trânsito o espaço entre a Rotunda Joaquim Agostinho e a Rotunda da CAERO.

Pretende-se que os fluxos da vivência entre a área habitacional e o Parque Verde se possa realizar sem interceções com os veículos automóveis, e onde se possam realizar atividades lúdicas e pedagógicas no âmbito da Mobilidade e do tema da Semana Europeia da Mobilidade, “Caminha e Pedala em Segurança”
Pretende-se evidenciar que caminhar e pedalar, em segurança, traz muitos benefícios quer sejam à nossa saúde e ao Ambiente, como também à nossa conta bancária! Modos de transporte ativos, como andar a pé e a utilização da bicicleta, são livres de emissões e contribuem fortemente para manter os nossos corações e corpos saudáveis.

 

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados