Torres Vedras | Campeonato do Mundo de Aviões “Air Navigation Race” em Santa Cruz

Torres Vedras | Campeonato do Mundo de Aviões “Air Navigation Race” em Santa Cruz

 

Até ao próximo dia 14 de setembro, o Aeródromo Municipal de Santa Cruz assiste ao Campeonato do Mundo de Aviões “Air Navigation Race”.

Pela 1ª vez, Portugal acolhe a realização de uma prova mundial de navegação aérea. Durante os 10 dias do campeonato vão realizar-se mais de 500 voos de corridas de navegação aérea, estando confirmadas mais de 40 tripulações oriundas dos seguintes países Áustria, China, Chipre, República Checa, Finlândia, França, Alemanha, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Polónia, Portugal, Rússia, Arábia Saudita, Eslováquia, África do Sul e Espanha.

A cerimónia de abertura da prova está agendada para domingo, 8 de setembro, às 16h00, no aeródromo mais ocidental da Europa, o Aeródromo Municipal de Santa Cruz.

A cerimónia de abertura é pública e irá contar com “um festival aéreo, onde as atenções estarão centradas na parelha de F-16 da Força Aérea Portuguesa, assim como em várias patrulhas acrobáticas”.

A cerimónia de encerramento e a entrega de prémios irão realizam-se no dia 13 de setembro.

 

Sobre a modalidade:
Esta é uma das modalidades mais recentes da Federação Aeronáutica Mundial, em que as tripulações de cada país são desafiadas a voar, navegar e aterrar com extrema precisão. Os voos são efetuados em corredores aéreos de navegação com formas irregulares e bastante estreitos, voando a uma velocidade terreno específica, utilizando apenas bússola, relógio e mapa em papel. Todas as aeronaves devem entrar e sair nos corredores de navegação num tempo predeterminado e, no final, devem efetuar uma aterragem de precisão numa faixa de apenas um metro, sem utilizar propulsão a partir do vento de cauda.

A prova da Federação Aeronáutica Internacional é organizada pelo Aeroclube de Torres Vedras, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Federação Portuguesa de Aeronáutica.

Artigos Relacionados