Unidade de Hemodiálise em Mafra já em Abril de 2020

Unidade de Hemodiálise em Mafra já em Abril de 2020

 

O Jornal de Mafra tinha já noticiado que a vila de Mafra iria dispor de uma clínica de hemodiálise, a entrada em funções desta unidade está agora mais próxima.

A hemodiálise consiste na utilização de maquinaria médica destinada a remover do sangue os produtos tóxicos resultantes do funcionamento do organismo e a água em excesso, quando ocorrem doenças dos rins que os impedem de desempenhar aquelas funções. São sobretudo pessoas que padecem de doenças renais crónicas, aquelas que vão beneficiar dos tratamentos de hemodiálise.

Durante o tratamento, ficará sentado num cadeirão ao lado da máquina ou monitor de hemodiálise. São inseridas duas agulhas na fístula ou na prótese – uma serve para retirar o sangue e a outra para o devolver ao organismo. As agulhas são depois conectadas às linhas maleáveis do circuito extracorporal da máquina e, então, estará tudo pronto para se iniciar a diálise. Através de uma pequena bomba de rolamentos, as linhas maleáveis do circuito extracorporal põem o sangue em movimento num circuito, conduzindo-o do seu acesso para hemodiálise ao filtro de diálise ou dialisador, após o que é devolvido ao seu organismo. A cada momento, apenas uma pequena quantidade de sangue está fora do seu corpo. No final do tratamento, todo o sangue é devolvido e as agulhas são retiradas. De uma forma geral, a hemodiálise não é dolorosa” [Associação Portuguesa de Insuficientes Renais]

A hemodiálise é um tratamento que tem de ser efetuado com regularidade, muitas vezes, pelo menos 3 vezes por semana.

A existência de uma clínica de hemodiálise no concelho terá um impacto positivo na qualidade de vida dos doentes renais crónicos que aqui vivem, reduzindo as distâncias entre o domicílio e a unidade de tratamento e contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida.

[imagem:MDA]

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados

3 Thoughts to “Unidade de Hemodiálise em Mafra já em Abril de 2020”

  1. Ricardo Colarinha, administrador da Jocolgest

    Boa tarde,

    A nova clínica vai localizar-se no centro da cidade de Mafra, na Rua Victor Cordon, junto ao centro histórico e muito próximo das Unidades de Saúde de Mafra.

    Obrigado

  2. Anabela velodo

    Uma mais valia para MAFRA e para os doentes que fazem hemodiálise, aqui da zona.
    Uma vez que já existe uma data, não será altura de dar mais informação aos doentes?
    Os doentes de Mafra em tratamento nas clinicas da zona…Torres Vedras , Loures e outros.. como ficam? É muito penoso as viagens para o tratamento.
    Como fazer para obter esclarecimento de algo tão importante.
    Em Mafra onde vai funcionar,qual a clinica a prestar serviços?
    O doente é obrigado a mudar para Mafra ou é facultativo?
    Estas e muitas mais perguntas à espera de informações.
    Um muito obrigada.

  3. Patrícia Silva

    Boa tarde onde vai ficar a “clínica” ou centro de hemodiálise? Obrigado

Comments are closed.