Torres Vedras | Troços dos rios Alcabrichel e Sizandro foram alvo de requalificação

Jornal de Mafra 2019.08.24 16h20m17s 002
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Troços dos rios Alcabrichel e Sizandro foram alvo de requalificação, em Torres Vedras

 

A autarquia de Torres Vedras procedeu à requalificação de 7 troços dos rios Alcabrichel e Sizandro.

Estas requalificações encontram-se inseridas no Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos – POSEUR a que a Câmara se candidatou com vista à a gestão ativa da espécie de peixe Ruivaco-do-Oeste e do seu ecossistema ripícola.

As intervenções, que se iniciaram em 2018, nos rios e nas suas margens, passaram pela “poda, corte de vegetação, desobstrução do leito, reparação e melhoria de caldeiras, colocação de estacas verticais para sustentação de plantas e retirada de rizomas [caule subterrâneo] de canas. Desta forma, a movimentação da espécie será facilitada, estando no horizonte a criação de abrigos que o Ruivaco-do-Oeste poderá utilizar durante o verão, promovendo a sua capacidade de sobrevivência durante aquela época”.

O objetivo destas intervenções passa por “promover um aumento da resiliência desta espécie aos efeitos das alterações climáticas, contribuirão para a criação de corredores ecológicos favoráveis à sua movimentação ativa ou passiva e promoverão a recuperação dos seus habitats e a manutenção das suas funções num contexto de alterações climáticas”.

Estas intervenções tiveram um custo total de investimento elegível de 179.573,93 €, dos quais 85% são financiados pelo Fundo de Coesão, sendo os restantes garantidos pela Câmara Municipal de Torres Vedras.

 

[Imagem: CMTV]

Leia também