Torres Vedras | Município vai criar uma Reserva Natural Local Foz Azul

Foz Azul
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Município de Torres Vedras vai criar uma Reserva Natural Local Foz Azul

 

Torres Vedras vai criar uma reserva natural de âmbito local, o projeto denomina-se “Reserva Natural Local Foz Azul – Área Marinha Protegida de Torres Vedras”.

Este projeto “tem como objetivo informar a comunidade local sobre a importância da proteção das espécies, evitar a sobreexploração das espécies, valorizar o território local da área marinha, potenciar a pesca sustentável e valorizar a pesca artesanal.

Pretende-se, desta forma, valorizar o litoral, que se constitui como domínio prioritário da política nacional e das orientações comunitárias. Englobando áreas particularmente sensíveis e complexas, a zona costeira exige uma gestão pró-ativa e integrada, capaz de mobilizar entidades e cidadãos em torno de objetivos claros e partilhados”.

O custo total elegível deste investimento atinge os 23. 113,48 €, sendo financiado em 85% pelo Programa Operacional Mar 2020, Portugal2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP).

O município assinala que “a exploração descontrolada dos recursos naturais, aliada a fatores de origem natural, aumenta a dificuldade na gestão destas zonas, levando a uma degradação progressiva. Com cerca de 20 quilómetros de costa, o litoral do concelho de Torres Vedras não é exceção a este contexto. Em causa está uma zona complexa, com elevados valores naturais. Sublinhe-se, ainda, que a sua qualidade paisagística e diversidade ecológica fazem com que seja considerada uma zona bastante atrativa, permitindo o desenvolvimento de atividades de cariz económico, social e ambiental”.

 

[Imagem: CMTV]

Leia também