Mafra | Ninho de Vespa Asiática destruído esta semana na Avessada

A erradicação da vespa asiática é impossível, pelo que a solução passa por mitigar o problema, identificando e destruindo os ninhos desta espécie invasora.

Na localidade da Avessada, na UF da Venda do Pinheiro e Stº Estevão das Galés, efetuou-se esta semana a remoção de um ninho de vespa asiática, pela proteção Civil de Mafra, os bombeiros da Malveira e os apicultores da Abelha Saloia.

Esta espécie exótica de abelhas é um dos insetos mais perigosos para o ecossistema, sendo extremamente agressiva para outros insectos e para o ser humano. A vespa asiática põe em risco a sobrevivência das abelhas e dos insetos que polinizam as plantas.

Durante a primavera, a vespa asiática constrói ninhos de grandes dimensões em pontos altos e isolados, se detetar algum, não o tente destruir, comunique de imediato a sua localização às autoridades.

A espécie apresenta patas amarelas características, o tórax é castanho ou preto e o abdómen castanho. Cada segmento abdominal apresenta uma borda posterior amarela e estreita, exceto o quarto segmento, que é cor-de-laranja. A cabeça é preta e a face amarela.

 

[Imagem: Abelha Saloia]

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados

One Thought to “Mafra | Ninho de Vespa Asiática destruído esta semana na Avessada”

  1. Mauro

    Segundo consta não foi destruído, foi levado para analise e estudo.

Comments are closed.