Feira Quinhentista em Sintra no próximo fim de semana

Jornal de Mafra 2019.07.15 17h03m41s 003
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Feira Quinhentista em Sintra no próximo fim de semana

 

Entre 18 e 21 de julho, a Praça D. Fernando II, em São Pedro de Sintra, vai transformar-se num mercado Quinhentista onde será possível conhecer ofícios da época de D. Manuel I, entre eles a tinturaria, a tecelagem e a moagem.

“Em 1502, estando D. Manuel nos seus Paços de Sintra, recebe a notícia de que a armada de Vasco da Gama estaria a chegar a Lisboa, o Rei decide subir à Capela de Nossa Senhora da Pena, no cimo da Serra de Sintra, para daí avistar a referida armada a entrar no Tejo.

A presença de D. Manuel I nos Paços de Sintra, local escolhido pelo monarca para seu desenfado pelos seus bons ares e abundância de caça é o mote para a Feira Quinhentista de Sintra 2019”.

Datas e Horários:
18 e 19 de julho – 17h00 às 24h00
20 de julho – 13h00 às 24h00
21 de julho – 13h00 às 23h00

Local: Praça D. Fernando II, em São Pedro de Sintra

 

“À Feira acorrem embaixadores, pintores, poetas, músicos, escritores, capitães de armada e marinheiros, que se juntam aos vendedores, taberneiros e artífices, dando à vila o movimento próprio de uma cidade.

Atraída pelos pregões dos vendedores, a nobreza vem à feira divertindo-se a mostrar como se dança no paço d’el Rei. Vem também o Bobo e Mestre Gil Vicente, figura de destaque nesta corte que não falta a uma boa feira, procurando inspiração para a criação dos seus autos e, quem sabe se não consegue no meio de tanta gente, descobrir novos talentos da arte de representar.

Nestas ocasiões, o povo aproveita para se divertir com os malabaristas ou com os gaiteiros que ali aparecem criando situações de uma certa euforia popular.

Na Feira encontra-se também Duarte D’Armas, encarregado de realizar o desenho de todas as fortalezas e castelos do Reino, fará “visitas guiadas” a Sintra a partir dos seus “3 debuxos das vistas de Cintra”. E não será o único a contar os seus feitos ao público, “Martim Afonso, marinheiro da carreira das Índias” fará o relato da sua viagem a bordo de uma nau da carreira das Índias”.

Fazem ainda parte da feira exposição de cestaria, azulejaria, cerâmica, olaria e carpintaria e ainda a Arte da Falcoaria com exposição de aves e demonstrações de voo.
Às 16h00 de sábado irá decorrer uma palestra pelo Dr. Sérgio Luís de Carvalho intitulada: “O quarto cavaleiro do Apocalipse: A Peste Negra em Sintra (do séc. XIV ao séc. XVI)”.

 

[Imagem: Câmara dos Ofícios]

Leia também