Atenção: Velella velella avistada na Praia da Foz do Lizandro

Jornal de Mafra 2019.06.27 10h25m43s 001
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Velella velella avistada na Praia da Foz do Lizandro

 

Nestes últimos dias, nas praias do concelho de Mafra foram registadas as seguintes ocorrências de espécimes de organismos gelatinosos:

Espécie: Velella velella (1)
Local: Praia da Foz do Lizandro

Espécie muito comum nas águas Portuguesas, apresentam, geralmente, um diâmetro entre 1 e 7 cm e possuem tentáculos curtos, ligeiramente urticantes. Embora não representando perigo é recomendada alguma cautela.

Em caso de picada: aplique bandas de gelo e se possível bicarbonato de sódio.

Esta informação resulta do programa GelAvista, uma iniciativa do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), responsável pela monitorização dos organismos gelatinosos em toda a costa portuguesa. Este programa tem por objetivo reunir informação acerca destes animais e deste modo pretende envolver a participação de toda a população que frequenta as zonas costeiras.

 



(1)
Velella velella
Provida de uma estrutura superficial semelhante a uma vela, a Velella, flutua à superfície da água e é influenciada por ventos e correntes superficiais. Estes organismos podem formar agregados densos, cobrindo a superfície da água, e vastas áreas de areal quando dão à costa. Os seus tentáculos são pequenos e ligeiramente urticantes, sendo aconselhável evitar o contacto direto. Se for picado, aplique bandas de gelo e se possível bicarbonato de sódio.

Leia também