Hoje é Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação

Hoje é Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação

 

A ONU instituiu o Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação em 1994 tendo sido celebrado pela primeira vez em 1995.

O objetivo de assinalar este dia “é sensibilizar as populações e governos quanto à necessidade de cooperação mundial no que respeita a desertificação e a seca, assim como sublinhar a importância do respeito da Convenção da ONU de Combate à Desertificação nos países mais afetados pela seca/desertificação (países africanos especialmente)”.

O tema deste ano é “Vamos fazer o futuro crescer em conjunto”.

“Todos os anos, o mundo perde 24 bilhões de toneladas de solo fértil. E a degradação da terra reduz o produto interno bruto nos países em desenvolvimento em até 8% ao ano. Precisamos urgentemente mudar essas tendências. Proteger e restaurar a terra – e melhor utilizá-la – pode reduzir a migração forçada, melhorar a segurança alimentar e estimular o crescimento económico.
(…) Neste dia Mundial, vamos reconhecer o imperativo de combater a desertificação como parte de nossos esforços para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.”
António Guterres, Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas.

 

A desertificação é a perda da capacidade de renovação biológica das zonas áridas, semi-áridas e sub-húmidas, por ação humana ou variação climática.

A seca é um fenómeno natural onde se regista um défice de água por um extenso período de tempo, com danos na agricultura, pesca e no habitat dos seres vivos, entre outros.

 

 

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados