Praia de S. Lourenço é a única praia “ZERO poluição” do concelho de Mafra

Praia de S. Lourenço única praia “ZERO poluição” do concelho de Mafra

 

A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável anunciou hoje, dia em que abre a época balnear num maior número de praias (271) a nível nacional, as 44 praias ZERO poluição em Portugal.

Das praias do concelho de Mafra apenas uma foi classificada pela ZERO, a Praia de S. Lourenço, sendo esta a única praia do concelho, onde “não foi detetada qualquer contaminação nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares”.

Os concelhos com maior número de praias ZERO poluição são Torres Vedras (10), Vila do Bispo (5), Praia da Vitória nos Açores (4) e Tavira (3).

 

O que é uma praia ZERO poluição?

“A partir de dados solicitados à Agência Portuguesa do Ambiente, a Associação ZERO identificou as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares (2016 a 2018), não só tiveram sempre classificação “EXCELENTE” como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação (Escherichia coliEnterococosintestinais). Isto é, em TODAS as análises efetuadas não houve sequer a deteção de qualquer unidade formadora de colónias. Consideram-se três anos por corresponder ao período mínimo habitualmente requerido pela Diretiva 2006/7/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 15 de fevereiro de 2006, relativa à gestão da qualidade das águas balneares, para se proceder à classificação da qualidade da zona balnear”.

 

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados

One Thought to “Praia de S. Lourenço é a única praia “ZERO poluição” do concelho de Mafra”

  1. Teresa

    Venham ver o Safarujo. Está sem água há uma semana. Há crias de pato a morrer com falta de alimento.
    E ainda não chegou o verão!!!

Comments are closed.