Concelho de Torres Vedras com recorde de 10 praias “ZERO poluição”

Jornal de Mafra 2018.09.06 19h43m54s 013
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Concelho de Torres Vedras com 10 praias “ZERO poluição”

 

No dia em que abre a época balnear no maior número de praias (271) a nível nacional, a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável anunciou hoje as 44 praias ZERO poluição em Portugal.

O concelho de Torres Vedras é o concelho a nível nacional com maior número de praias ZERO poluição, 10, seguem-se Vila do Bispo (5), Praia da Vitória nos Açores (4) e Tavira (3).

As praias do concelho de Torres Vedras nas quais “não foi detetada qualquer contaminação nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares” são:

Amanhã (Santa Cruz)
Centro (Santa Cruz)
Física (Santa Cruz)
Formosa
Mirante (Santa Cruz)
Navio
Pisão (Santa Cruz)
Santa Helena
Santa Rita-Norte
Santa Rita-Sul

O que é uma praia ZERO poluição?

A partir de dados solicitados à Agência Portuguesa do Ambiente, a Associação ZERO identificou as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares (2016 a 2018), não só tiveram sempre classificação “EXCELENTE” como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação (Escherichia colie Enterococosintestinais). Isto é, em TODAS as análises efetuadas não houve sequer a deteção de qualquer unidade formadora de colónias. Consideram-se três anos por corresponder ao período mínimo habitualmente requerido pela Diretiva 2006/7/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 15 de fevereiro de 2006, relativa à gestão da qualidade das águas balneares, para se proceder à classificação da qualidade da zona balnear.

 

 

Leia também