Hoje é Dia Mundial dos Oceanos

[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Hoje assinala-se o Dia Mundial dos Oceanos.

A origem desta data surgiu em 1992, na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou no Rio de Janeiro, a Rio+20. A data oficial, 8 de junho, foi estabelecido em 2008, pelas Nações Unidas.

O tema deste ano é “Juntos, podemos proteger e renovar o nosso oceano”.

Cerca de 70% da superfície do planeta Terra encontra-se coberta pelos oceanos, o que corresponde a 361,9 milhões de quilómetros quadrados. O oceano “Português” tem mais de 2.100 Km de costa.

A Unesco refere que:

“O enfoque na conservação permitirá demonstrar liderança na prevenção da poluição por plásticos e partilhar soluções que inspirem e dinamizem a comunidade global.

Em colaboração com os 24 membros do Conselho Consultivo Mundial da Juventude, a celebração do Dia Mundial dos Oceanos, em 2019, ajudará a capacitar pessoas de todas as idades a tornarem-se líderes nas suas comunidades e mobilizará o mundo para a eliminação do plástico nos oceanos – uma crise em crescimento com que se depara a nossa sociedade e o oceano que todos partilhamos.

O Dia Mundial dos Oceanos em 2019, irá encorajar nas consciências pessoais, ações e compromissos para reduzir o plástico de uso único e mobilizará a ação na escala necessária à promoção da verdadeira mudança/transformação”.

Artigos Relacionados