A Voz do Leitor | Palácio Nacional de Mafra – Há que melhorar

VozleitorPNM
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

A quem de direito,

No passado fim-de-semana arrastei a minha família e os meus amigos para uma visita ao palácio-convento de Mafra.

Tive um desgosto.

Vou tentar escrever sem ser lesiva:

1- as colaboradoras do monumento deslocavam-se pelas salas sem qualquer formação para responder a dúvidas. Nada, não sabiam nada! Uma preparação geral destas pessoas é urgente e obrigatória.

2- o acesso à biblioteca estava travado por cordas. As pessoas ficaram reduzidas a olhar lá para dentro a partir da porta de entrada. Ao indignar-me, indicaram-me que para uma visita mais alargada eram necessárias mais funcionárias (os). Achei inacreditável que nem 10 passos pudesse eu dar a direito dentro da biblioteca, quando tantas funcionárias andavam pelas outras salas a policiar as peças.

Por favor, abram mais espaço de circulação na biblioteca e convidem-me a revisitá-la. Há tantos anos que sonho com esta biblioteca. E os armários poderiam talvez ser fechados com rede, já que o problema de fundo parece estar na proteção dos volumes…mas isso é um detalhe técnico que não domino.

Seja como for, façam alguma coisa para melhorar. O palácio-convento nunca pareceu servir para nada de extraordinário desde a sua construção. Agora parece-me também um pária dos Monumentos.

 

OBRIGADA, muito obrigada pela atenção
Maria Fontes

Leia também