Hoje é Dia Europeu do Mar

[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

“Empreendedorismo, inovação e investimento azuis” é o mote do Dia Europeu do Mar que hoje se celebra.

O Dia Europeu do Mar, foi criado em 2008 pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu, tendo por objetivo “enaltecer a importância dos oceanos e mares, relembrando os desafios que estes enfrentam”.

Neste dia, a Quercus alerta para o fato dos “oceanos e mares enfrentam diversos desafios e a sobrevivência das espécies está em risco, não só pelo plástico, mas também pelas consequências das alterações climáticas e o aumento da temperatura da água”.

Referindo ainda que “os plásticos são agora uma praga que afeta todos os habitats, todos os seres vivos, sendo encontrados na água que bebemos, no ar, no solo e na biosfera”.

Há cada vez mais Ilhas de plástico no mar, há cada vez menos espécies vivas”.
Quercus

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Conselho da União Europeia para as celebrações do Dia Europeu do Mar, que se realizaram nos dias 16 e 17 de maio.

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, referiu durante as comemorações que “o Oceano é a principal arma de combate aos efeitos nefastos das alterações climáticas” e ainda que no plano energético o mar português tem potencial “para fornecer 25% da eletricidade consumida em Portugal, o equivalente a uma central de carvão”.

Assinala-se hoje também o Dia da Marinha, em homenagem a Vasco da Gama, navegador que a 20 de maio de 1498 chegou à Índia, tendo ligado a Europa ao Oriente por via marítima.

Artigos Relacionados