07 de maio | Dia Mundial da Asma

Jornal de Mafra 2019.05.07 15h56m24s 002
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Asma, dia que foi criado pelo “Global Initiative for Asthma” (GINA) em 1998, e que este ano tem por tema “STOP para a Asma”.

O objetivo de assinalar este dia é sensibilizar a população para um adequado conhecimento da asma.

A Asma é uma doença “respiratória crónica frequente e potencialmente grave, que afeta crianças e adultos, e que não tendo cura pode ser controlada” cujos sintomas mais comuns são: Falta de ar e cansaço, Pieira e tosse e Dores ou pressão no peito.

Segundo os dados divulgados pela Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) a asma afeta cerca de 700 mil portugueses (6,8% da população), dos quais cerca de 175 mil são crianças e adolescentes.

Nem todos os asmáticos em Portugal têm a asma controlada, cerca de metade dos doentes não têm a doença controlada. A falta de controlo da doença prende-se com a inadequada adesão ao tratamento regular e contínuo e à incorreta utilização dos dispositivos inalatórios. “9 em cada 10 doentes com asma não controlada tem uma perceção errada do estado de controlo da sua doença, o que dificulta a procura de melhor tratamento”.

 

 

Leia também