Vai ser possível renovar o cartão de cidadão em 5 minutos

ccf
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Entra em vigor no próximo dia 20 de maio uma nova versão do sistema informático de suporte às renovações de Cartão de Cidadão (CC).

Este novo sistema permitirá às pessoas com mais de 25 anos renovar o seu CC nos Espaços do Cidadão de forma mais cómoda e mais rápida, mas mantendo os padrões de segurança, em apenas 5 minutos.

Numa primeira fase este serviço apenas será disponibilizado nos Espaços de Cidadão da cidade de Lisboa e respetiva área metropolitana, mas segundo o ministério da Justiça, poderá ser “gradualmente ser alargado a outros Espaços de atendimento locais (por exemplo juntas de freguesia)”.

Esta otimização do fluxo irá permitir um processo de renovação de CC “com os dados já recolhidos no cartão que se apresenta a renovar, nomeadamente impressão digital, fotografia e altura, e desde que os mesmos se mostrem atualizados e com autorização do cidadão”.

Os cidadãos passam a beneficiar desta optimização desde que reúnam as seguintes condições:

  • Cidadãos portadores de Cartão de Cidadão;
  • Cidadãos com idade igual ou superior a 25 anos;
  • Primeiras renovações de cidadãos portadores de Cartão de Cidadão com a validade de 5 anos e desde que o mesmo não se encontre caducado há mais de 30 dias.

 

A partir de 20 de maio, os cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos e que reúnam as condições para efetuar a renovação do cartão de cidadão online, serão contactados de modo a marcar “o dia e hora de deslocação ao Espaço de Cidadão que lhe for mais conveniente para renovar o seu Cartão de Cidadão”.

Leia também