Torres Vedras | Mantém-se o Plano Municipal de Emergência ativado ontem

Apesar de ter terminado esta manhã a greve dos motoristas de matérias perigosas o Plano Municipal de Emergência da Proteção Civil de Torres Vedras, ativado ontem à noite, mantém-se.

A Comissão Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras reuniu ontem e definiu as prioridades para a utilização de combustíveis, visando o fornecimento de bens e serviços essenciais à sobrevivência humana.

As prioridades definidas foram as seguintes:

  • transporte de doentes urgentes, e de doentes não urgentes nas situações em que a unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste não possua as valências necessárias para o seu tratamento;
  • medicamentos;
  • recolha de resíduos sólidos urbanos;
  • transporte coletivo de passageiros;
  • transporte de alimentos (nomeadamente produtos hortícolas e frutícolas, carnes, peixes, pão e água engarrafada);
  • alimentação animal;
  • combustíveis.

A Proteção Civil de Torres Vedras (PCTV) apela “à população para que proceda ao consumo moderado de combustível, evitando atividades que exijam o consumo de combustíveis fósseis e que não sejam essenciais, nomeadamente a utilização de combustível para veículos, assim como o consumo de gás engarrafado”.

O comunicado da PCTV informa ainda que GNR e PSP, Bombeiros Voluntários de Torres Vedras e os demais agentes de proteção civil “têm garantido o fornecimento de combustível e estarão a funcionar na sua normal capacidade”.

Nos termos do Plano Municipal de Emergência ontem ativado “cada particular fica obrigado a um limite de abastecimento de 15 litros nos postos da Rede Estratégica de Postos de Abastecimento – Jumbo e Área de Serviço de Torres Vedras na A8 sentido sul-norte. Nos demais postos de abastecimento na área geográfica do Concelho de Torres Vedras deverá ser mantida uma reserva de 20% de combustíveis para utilizações consideradas prioritárias”.

A PCTV informa ainda que “para estas utilizações prioritárias que necessitem de abastecimento superior a 15 litros, as instituições com sede no Concelho de Torres Vedras deverão requerer autorização prévia para abastecimento ao Coordenador Municipal de Proteção Civil através do telefone 918773330 ou do e-mail centralbvtv@gmail.com, referindo matrícula, tipologia de carga, origem e destino. Em viaturas de transporte pesado de mercadorias ou passageiros o abastecimento máximo diário recomendado por viatura é de 100 litros”.

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados