Mudança da Hora | Na madrugada de domingo muda a hora e os dias vão ficar maiores

Mudança da Hora
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

É já na madrugada do próximo domingo, 31 de março, que a hora muda do regime de Inverno para o regime de Verão.
Em Portugal continental os relógios vão adiantar uma hora, isto é, à 1:00 hora da manhã adiantamos o relógio de 60 minutos, passando para as 2:00 horas da manhã.

MHoraverão

 Imagem OAL

 

A hora voltará a mudar em 27 de outubro de 2019.

 

Esta poderá ser uma das últimas vezes em que a hora irá mudar uma vez que na 3ª feira o Parlamento Europeu (PE) aprovou o fim da mudança de hora nos Estados-membros (EM), com 410 votos a favor, 192 contra, 51 abstenções.

A proposta inicial propunha terminar com a mudança da hora bianual já em 2019 e cada um dos EM escolheria em que regime iria permanecer, o da hora de verão ou da hora de inverno. Contudo os eurodeputados consideraram que era “cedo demais” fazer a alteração já este ano e propuseram que isso aconteça em 2021.

Assim o PE propôs que “os países da UE que optarem por ficar com a hora de verão realizem a última mudança de hora no último domingo de março de 2021. E os outros países da UE que optarem por ficar com a hora de inverno realizarão a sua última mudança de hora no último domingo de outubro de 2021. Após essa data, as mudanças de hora sazonais deixariam de ser possíveis”.

O Conselho da UE tem de se pronunciar sobre esta proposta e a para que possa entrar em vigor, as regras têm de ser acordadas entre o PE e o Conselho da UE.

A mudança da hora foi adotada pela primeira vez, em Portugal, a 30 de abril de 1916 e o governo português, com base no relatório elaborado pelo Observatório Astronómico de Lisboa, tem se mostrado favorável a manter o regime de mudança da hora.

Leia também