Mafra | Rio Safarujo irá receber 300 ruivacos do Oeste do Aquário Vasco da Gama

Entre amanhã, 21 de março, e dia 4 de abril o Aquário Vasco da Gama vai libertar cerca de dois mil peixes de água doce nos concelhos de Grândola, Monchique e Mafra.

Amanhã, na ribeira de Grândola (Grândola) 300 serão libertadas bogas portuguesas e no dia 28 de março serão libertados na ribeira de Odelouca (Monchique) 1.400 bogas do Sudoeste.

O rio Safarujo irá receber 300 ruivacos do Oeste no dia 4 de abril. Estes peixes nasceram no Aquário Vasco da Gama em 2016, 2017 e 2018, e são descendentes de exemplares capturados no mesmo rio.

Os ruivacos do Oeste existem apenas nos rios Safarujo, Alcabrichel e Sizandro e são uma “espécie considerada criticamente em perigo”.

Inserido no projeto “Conservação ex-situ de organismos fluviais” esta é uma forma de proteger as espécies consideradas criticamente em perigo, devido à redução das populações no meio natural, provocada por vários fatores, como descargas de poluentes, ocorrência cada vez mais frequente de verões prolongados e secos, destruição da vegetação das margens e proliferação de espécies invasoras vegetais e animais”. Refere a Marinha Portuguesa em comunicado.

 

 

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados