Estudantes de Torres Vedras juntam-se à Greve Climática Estudantil

greveestudantil
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Está agenda para a próxima 6ª feira,15 de março, um pouco por todo o Mundo, uma Greve estudantil climática.
Em Portugal, os jovens das escolas portuguesas vão aderir à greve internacional pelo clima com manifestações marcadas para várias cidades portuguesas, entre elas Torres Vedras.

Tudo começou, no ano passado, quando uma jovem sueca de 16 anos, Greta Thunberg, decidiu fazer greve às aulas em frente ao parlamento sueco, tendo como objetivo chamar à atenção dos políticos suecos para a resolução séria e eficaz da crise climática.
Seguiram-se manifestações de estudantes na Austrália, na Bélgica, na Alemanha e na Suíça.
Neste momento existem movimentos em Itália, Reino Unido, Irlanda, Finlândia, Canadá, Estados Unidos e em muito mais.

O objetivo dos estudantes é “chamar à atenção das entidades governamentais, neste caso o governo de Portugal, para a urgência que enfrentamos” exigindo “ao governo que faça da resolução da crise climática a sua prioridade, cumprindo com seriedade o Acordo de Paris e as metas ambientais estabelecidas pela União Europeia”.

No manifesto pode ler-se:

“Nós, jovens e estudantes, temos de lutar agora e exigir a quem está no poder que dê prioridade absoluta à resolução da crise climática. Não protestamos as alterações climáticas:

      • Protestamos a inação por parte dos governos face às alterações climáticas. Esta é verdadeiramente uma luta nossa!
      • Exigimos ao governo português que faça da resolução da crise climática a sua prioridade.
      • Fazemos esta greve para chamar à atenção para o problema da crise climática e apelar à sua urgente resolução, de maneira a limitar o aquecimento global a 1.5ºC, como acordado internacionalmente.”

 

Em Portugal, o início da greve está agendado para as 10h30, em Arouca, Aveiro, Arouca, Barcelos, Braga, Chaves, Coimbra, Covilhã, Évora, Faial, Faro, Flores, Fornos de Algodres, Funchal, Leiria, Lisboa, Ourém, Portalegre, Porto, Reguengos de Monsaraz, Santarém, Santa Maria, Setúbal, Tomar, Torres Vedras, Vila Real, Viana do Castelo.

Os estudantes de Torres Vedras vão manifestar-se, a partir das 10h30, frente à Câmara Municipal.

Leia também