Lisboa | Percursos culturais urbanos gratuitos

Lisboa
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Estão de volta os percursos culturais urbanos gratuitos organizados pela Representação da Comissão Europeia em Portugal e a EUNIC Portugal.

São três os percursos urbanos pedestres todos “ancorados em lugares de memória, destacando ligações a diversos países da Europa, com abordagem de incidência histórica e cultural e foco em lugares diretamente associados a essa ligação”.

Os percursos com a duração de 2h30 são acompanhados por um guia oficial do Centro Nacional de Cultura com comentários em língua portuguesa.

Sendo de participação gratuita requerem inscrição prévia uma vez que são limitados a um número máximo de 20 participantes por percurso.

 

O calendário das visitas é o seguinte:

Lisboa – Porta da Europa – Início no Terreiro do Paço
Praça do Comércio / Frente Ribeirinha / Baixa Pombalina / Rossio (Praça D. Pedo IV).
Lisboa cidade portuária e mercantil; cidade dos Descobrimentos – a Europa ao encontro do Mundo; cientistas, mercadores, banqueiros, tipógrafos e artistas europeus em Lisboa; figuras e factos relevantes; edifícios emblemáticos. Lisboa Iluminista; o terramoto de 1755 e a cidade pombalina; ecos do terramoto na Europa; influências e contributos da Europa para a reconstrução da cidade; pensamento, diplomacia, ciência e arte; figuras e factos relevantes; edifícios emblemáticos.

Datas:
8 de março às 14h30
15 de março às 14h30
22 de março às 14h30


Lisboa – Montra da Europa – Início no Largo de S. Carlos
Chiado / Bairro Alto / S. Pedro de Alcântara.
Lisboa cidade cosmopolita: diversidade cultural e interculturalidade; os «ecos da Europa» no contexto da sociedade urbana do Liberalismo e da República; livrarias, cafés, teatros, jornais e outros lugares de sociabilidade e tertúlia cultural; vivências e ambiências culturais no espaço público; escritores, arquitetos, artistas plásticos, músicos e outros criadores; figuras e factos relevantes; edifícios emblemáticos.

Datas:
29 de março de 2019 às 11h00
29 de março de 2019 às 14h30
30 de março de 2019 às 11h00
5 de abril de 2019 às 14h30


Lisboa – Caminhos da Europa – Início nos Restauradores
Restauradores / Avenida da Liberdade / Marquês de Pombal / Parque Eduardo VII.
A cidade em transformação urbana; do Passeio Público ao novo «boulevard» oitocentista; tradição e inovação; influências e modelos internacionais; modernidade social e modernidade artística; urbanismo, arquitetura e artes; diversidade e singularidades; figuras e factos relevantes; edifícios e espaços representativos.

Datas:
6 de abril de 2019 às 11h00
12 de abril de 2019 às 14h30
13 de abril de 2019 às 11h00

 

Nota: A inscrição apenas será válida após receção de um email de confirmação. Apenas é possível a inscrição no percurso com a data mais próxima, sendo que, para os restantes, as inscrições abrem depois do início do último percurso.

Leia também