Sextas e Sábados de Março – Serões Musicais no Palácio da Pena

Jornal de Mafra 2017.11.24 13h49m45s 003
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

É já dentro de um mês que arrancam os Serões Musicais, em Sintra. Este evento terá lugar no encantador Palácio da Pena e tem início já na próxima Sexta-Feira, dia 1 de Março.
A ideia é ressuscitar o espírito vivido nos saraus do Século XIX, que aconteciam exatamente no Palácio. Estes saraus foram iniciados por “O Rei Artista”, falamos de D.Fernando II e da sua mulher (segundo casamento), igualmente conhecida por Condessa d’Edla. Os saraus eram um grande acontecimento na época áurea, de alto calibre e frequentado apenas pela classe alta, onde os recitais eram consagrados por grandes artistas da época. É precisamente o que esta programação 2019 propõe transmitir: uma noite diferente, cultural e romântica, justamente no coração da linda Sintra.
Espera-se um ambiente envolvente, uma fusão entre a música e os ambientes culturais do século XIX, em particular o literário, especialmente focado na época do romantismo.
A ideia de entreter e cultivar o saber através de música clássica é um aspeto bastante interessante nestas noites no Palácio, tornando a noite especial e diferente, rejeitando mais uma noite aborrecida de sofá e televisão ou de telemóvel na mão com todas as contas das redes sociais abertas.

Eis o programa:

Dia 1 de Março: Inaugura-se o programa dos Serões Musicais com um recital de violino e piano, sob a mão de Bruno Montero e João Paulo Santos respetivamente – terá início por volta das 21h, como todos os restantes momentos musicais deste programa.

Dia 2 de Março: No dia seguinte, marca presença Marta Menezes ao piano com obras marcantes, entre elas a Sonata n.º 3’ de Chopin.

Dia 8 de Março: No fim de semana seguinte, encontramos obras bastante diversas, como Beethoven, Brunch e Glincka. Um recital com um único protagonista: Lumennis Trio (vencedor do Prémio Jovens Músicos 2018).

Dia 9 de Março: Neste dia temos a honra da presença de Siphiwe Mckenzie, a canadiana soprano que já marcou presença nos Serões Musicais de 2018. Atuará ao lado de João Paulo Santos ao piano e de André Gago, que o grande público conhece de novelas como ‘O Beijo do Escorpião’, ‘A Única Mulher’ e ‘Valor da Vida.

Dia 15 e 16 de Março: O Salão Nobre do Palácio da Pena recebe duas soprano, a Rita Marques e Ana Franco, uma mezzo-soprano, Ana Ferro e ao piano Joana David, Nuno Margarido Lopes e novamente João Paulo Santos. Composto por 6 artistas, este concerto pretende recriar pequenos momentos intimistas, de forma a recriar o envolvimento de famílias e grupos de amigos como era feito no reinado de D.Fernando II.

Dia 22 e 23 de Março: Quase a terminar o mês, recebemos o jovem André Baleiro acompanhado do pianista David Santos que recordam o grande Schumann. O destaque será feito para as 12 canções sobre poemas de Justinus Kerner das  grandes colecções de ‘Lieder’ de Robert.

Dia 29 e 30 de Março: Para terminar este completo evento, recebemos a Elisabete Matos, soprano conhecida mundialmente que pisa pela segunda vez os Serões Musicais no Palácio da Pena. Será acompanhada novamente, como na edição anterior, pelo pianista Cristóvão Luiz. Tal como no dia 8, encontramos obras bastante diversas neste dia. Será escutado Toldrà, Rossini, Strauss, entre outros.

Os bilhetes já estão á venda nos locais habituais, tanto online como diretamente nos postos de turismo de Sintra e Cascais. Cada bilhete tem o valor de 15€ mas existe o chamado bilhete ciclo que dá acesso aos 7 concertos por somente 89€.

Todo o mês de Março está delineado e claramente será um mês rico em cultura musical. Para além dos Serões Musicais, dá-se início á temporada de música erudita dos Parques de Sintra. Esta temporada será seguida de “Os Reencontros – Memórias musicais no Palácio de Sintra” no mês de Maio, e mais para o início do Outono (Novembro e Dezembro), inicia-se o ciclo “Noites de Queluz – Tempestade e Galanterie”.

Leia também