Ericeira | Concluídas as obras de estabilização da Arriba da Praia do Sul

Jornal de Mafra 2019.02.17 16h18m49s 001
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

As obras para a “estabilização do troço norte da Arriba da Praia do Sul (A36)”, na Ericeira estão concluídas.

A “Intervenção de minimização do risco na arriba (160 m) da Praia do Sul / Baleia – Mafra” já era prioritária no plano de ação de proteção e valorização do litoral de 2012-2015, plano que visa “as intervenções estruturais a desenvolver para a manutenção da nossa linha de costa face às alterações climáticas e para a salvaguarda de pessoas e bens”.
As obras só avançaram, em 2018, depois do visto do Tribunal. Obras que estiveram suspensas durante 77 dias, entre 15 de junho e 31 de agosto de 2018, para “possibilitar que os veraneantes possam circular, com segurança, naquela zona durante a época balnear”.

Segundo o município referiu, na sua página de internet “, depois da primeira fase de trabalhos de limpeza e saneamento, incluindo a remoção de materiais passíveis de desencadear escorregamentos, a solução de estabilização passou pela aplicação de pregagens com seis metros de comprimento, seladas com caldas de cimento, assim como pela aplicação de rede e de reforço com cabos de aço horizontais com proteção contra a corrosão, de modo a conter eventuais blocos instáveis e prevenir a sua queda, assegurando a estabilidade da arriba. Na denominada zona 3, visando a proteção do solo contra a erosão superficial e a redução do escoamento, procedeu-se à colocação de uma biomanta antierosiva de fibra de coco. Foi, ainda, efetuado o enchimento com pedra argamassada em zonas pontuais”.

A intervenção teve um custo total de 1.068.005,14€ e foi financiada em 85% por verbas financiadas pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) e em 15% pelo Município de Mafra.

 

Leia também