OPINIÃO POLÍTICA | Alexandre Seixas – Museu Nacional da Música em Mafra. Uma boa notícia

Museu Nacional da Música em Mafra
Uma boa notícia

No pretérito dia 31 de Janeiro do corrente, foi assinado um acordo de parceria entre o Município de Mafra e a Direção Geral do Património Cultural, para a instalação do Museu Nacional da Música, em Mafra. Mais do que uma excelente notícia, é uma importante medida, eivada de justiça. Mafra sempre teve fortes ligações à música e o “nosso” Palácio é o palco perfeito para a instalação deste Museu.

Numa altura em que se espera o reconhecimento e a inscrição como Património Mundial por parte da UNESCO, do Palácio Nacional de Mafra, esta instalação vem fortalecer a perspetiva de Mafra enquanto destino cultural. E essa é uma das lacunas de Mafra, a cultura. Tudo o que venha melhorar a oferta deve ser acolhido com alegria, pois é um ponto positivo para quem cá vive e um fator de atração para quem nos visita.

Todo o investimento efetuado neste tipo de instalações tem um retorno que não sendo imediato se repercute em variados setores. E 2021 está já ali à frente. Quem venha visitar este importante museu que tem estado, nos últimos 25 anos, numa estação do Metro, em Lisboa, vai poder descobrir a escassos quilómetros da capital, mas ainda no distrito de Lisboa, um concelho, uma vila, de braços abertos para o receber. Com história, com natureza, com mar, com campo, com boa gastronomia e com… música.

De referir, que a medida agora realizada e concretizada pelo governo PS, se encaixa numa política de reiterado empenhamento na descentralização da cultura. A vinda deste museu para Mafra desperta ainda outras sinergias que aqui podem ser criadas, complementando a oferta cultural do monumento/Palácio, composto por seis órgãos históricos e por uma das bibliotecas mais ricas do país.

Se a isto juntarmos a atual intervenção sobre os carrilhões, naquela que é a maior obra de restauro desde a sua instalação no século XVIII, percebemos bem a motivação do Partido Socialista, no que à história, à cultura e à conservação do património diz respeito. Ainda bem que mais uma vez estas medidas recaíram sobre Mafra.

Assim nós saibamos honrar este privilégio e potenciar o impacto destes projetos no nosso Concelho.

Parabéns a todos os intervenientes. O Museu Nacional da Música em Mafra é uma excelente notícia.

 

Alexandre Seixas, janeiro de 2019

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados

One Thought to “OPINIÃO POLÍTICA | Alexandre Seixas – Museu Nacional da Música em Mafra. Uma boa notícia”

  1. É mesmo uma muito boa notícia, não só para os mafrenses, mas até para os lisboetas que não gostam de ouvir o barulho do metro a sobrepor-se às mais delicadas passagens de música de câmara, como ainda tive oportunidade de presenciar em Dezembro do ano passado.
    Facto é que Lisboa tem salas mais que suficientes para concertos e recitais de música clássica, que no entanto bem precisa de um forte impulso no Concelho de Mafra.
    Competirá agora aos responsáveis assegurar a manutenção e se possível até uma melhoria na programação de eventos musicais de alto nível no Museu.

Comments are closed.