“Portugal, Património Natural” em debate na vila de Sintra

Jornal de Mafra 2017.11.24 13h49m45s 003
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Amanhã, 11 de fevereiro, o Centro Cultural Olga Cadaval será palco da sessão “Portugal, Património Natural”, na qual será apresentado o novo modelo de cogestão para as áreas protegidas, “que visa que estes territórios sejam geridos de uma forma próxima com entidades aí presentes (autarquias, universidades e organizações não-governamentais) e populações, contribuindo para uma gestão mais colaborativa, participativa e de maior proximidade”.

Será ainda apresentado o balanço das ações de valorização desenvolvidas em distintas áreas protegidas, durante os últimos três anos e o novo projeto “Conhecer a Rede Nacional de Áreas Protegidas”.

 

Data: 11 de janeiro
Hora: 15h30
Local: Auditório Acácio Barreiros, Centro Cultural Olga Cadaval

 

A sessão contará com a presença do ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos e do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.

“Portugal possui uma grande diversidade de paisagens, património biológico e geológico, o que constitui um fator de afirmação da nossa identidade a nível europeu e mundial. Desta forma, o património natural português concorre decisivamente e de forma cada vez mais evidente para diferenciar o país no quadro internacional, podendo representar um fator de valorização económica e de desenvolvimento local e regional, através da produção de bens e serviços. Os dados da crescente procura do país para a realização de atividades na natureza são a manifestação mais visível desta realidade”.

 

Programa:

15h15 – Receção dos convidados

15h30 – Mensagem de boas vindas do Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta

15h40 – Apresentação do projeto “Conhecer a Rede Nacional de Áreas Protegidas”, Rogério Rodrigues (ICNF)

15h50 – Balanço das Ações de valorização desenvolvidas nas Áreas Protegidas nos últimos 3 anos, Armando Loureiro e Viriato Garcez (ICNF)

16h05 – Apresentação da estratégia para a cogestão de Áreas Protegidas, Sandra Sarmento (ICNF)

16h15 – Projeto Piloto de Gestão Colaborativa do Parque Natural do Tejo Internacional, Luis Pereira, Presidente do Conselho de Gestão do Projeto Piloto

16h25 – Visionamento da versão curta do filme “PORTUGAL, Património Natural”, de Daniel Pinheiro

16h40 – Intervenção do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes

Leia também